Calourada Segura: o sentimento é de missão cumprida! – por Jorge Pozzobom
“O evento já se tornou um dos principais do calendário de Santa Maria”
Foram quatro dias de festa com um público de quase 60 mil pessoas. Mais do que isso, foi uma comunidade inteira comprometida e várias frentes de trabalho envolvidas para que a nossa Calourada Segura fosse ainda mais segura. Nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, que coordenou a Calourada, e eu, tínhamos um objetivo principal: a segurança. E acredito que ele foi alcançado.
Nos quatro dias de evento na Gare, nossos calouros e os demais estudantes universitários cantaram e dançaram ao som de 25 atrações artísticas. Além deles, familiares, professores, autoridades locais, reitores, enfim, nossa comunidade em geral, também se divertiram muito durante o evento. Eu estive lá, de segunda (20 de março) a quinta-feira (23), e posso garantir para vocês que o ambiente era de alegria e comemoração. Por isso, a nossa sensação não poderia ser outra que não a de missão cumprida.
Quero agradecer, de coração, a todas as forças de segurança e demais profissionais que foram incansáveis para garantir o sucesso dessa festa. Lembrando que todo esse empenho começou meses antes. A cada reunião, uma frase era repetida por nós: “Não podemos errar”. Mais do que nunca, o que precisava (e precisa) ser garantido sempre é a integridade das pessoas.
Preciso mencionar, ainda, as inúmeras manifestações de carinho que recebemos ao longo desses quatro dias em que Santa Maria virou palco da Calourada. Inúmeros jovens, inclusive os que eram contrários à mudança da Calourada para a Gare, nos pararam para agradecer por termos insistido na transferência do local. E, pelas redes sociais, muitos pais nos escreveram a respeito da linda maneira em que a cidade recebeu os seus filhos.
A respeito de alguns questionamentos a respeito do valor “gasto” na festa, posso garantir a vocês que esses recursos são provenientes da Secretaria de Cultura e, certamente, foram muito bem investidos – consideramos que foi um investimento, e não um gasto -, principalmente porque vidas foram protegidas, e isso está acima de tudo. Acredito que a Calourada Segura já se tornou um dos principais eventos do calendário de Santa Maria. A partir de agora, seguimos trabalhando para a próxima edição, corrigindo alguns erros e aprimorando os acertos. A Calourada foi mais um grande exemplo do quanto é maravilhoso ver a cidade cuidando das pessoas!
A Calourada 2023 foi uma realização da Prefeitura de Santa Maria, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE-UFSM), da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, com o apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.
Crédito da foto: Marcelo Oliveira/Prefeitura
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.