Por Maiquel Rosauro
A Câmara de Vereadores de Santa Maria rejeitou, nesta terça-feira (28), “moção de repúdio contra os atos antidemocráticos, golpistas, devandalismo e de terrorismo ocorridos em 8 de janeiro de 2023”, em Brasília, por bolsonaristas radicais. A proposta apresentada por Valdir Oliveira (PT) recebeu nove votos contrários e oito favoráveis.
Na defesa da proposta, Valdir disse que era inadmissível os atos dos vândalos que provocaram a depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.
“Promover quebra-quebra e destruição do patrimônio público, isso não pode ser apoiado”, afirmou o petista.
A manifestação contrária foi feita pela vereadora Roberta Pereira Leitão (PP). A progressista disse que, ao contrário da justificativa, as pessoas que participaram dos atos em Brasília não eram fascistas, terroristas ou radicais.
“O nome da moção proposta trata os patriotas, todos, como terroristas. É isso que diz lá, terroristas e fascistas. Se era contra o vandalismo, fizesse contra o vandalismo”, apontou Roberta.
Logo após, ocorreu a votação de forma nominal. Abaixo, confira como votaram os parlamentares presentes na sessão.
Confira a íntegra da moção.
Como votaram
A favor
Danclar Rossato (PSB)
Givago Ribeiro (PSDB)
Helen Cabral (PT)
Marina Callegaro (PT)
Paulo Ricardo Pedroso (PSB)
Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB)
Valdir Oliveira (PT)
Werner Rempel (PCdoB)
Contrários
Anita Costa Beber (PP)
Getúlio de Vargas (Republicanos)
João Ricardo Vargas (PP)
Juliano Soares – Juba (PSDB)
Manoel Badke – Maneco (UB)
Pablo Pacheco (PP)
Roberta Pereira Leitão (PP)
Tony Oliveira (Podemos)
Tubias Callil (MDB)
Se não tivessem rejeitado não faria diferença nenhuma. Casarão da Vale Machado tem que parar de palhaçadinha e focar nos problemas da cidade. É por coisas como esta que o descontentamento aumenta. Tem que desenhar? Para os Molusquistas parece que sim.