Por Pedro Pereira
Grande potência no Estado, o renomado Porto Alegre Pumpkins – que reestreou em 2022 com as cores laranja e preto após uma fusão com outras equipes em 2018 – teve uma temporada de retorno das atividades, no mínimo, marcante. O maior rival do Santa Maria Soldiers chega neste Campeonato Gaúcho de 23 em busca do título e para mostrar que há mais que o Exército verde e preto, no Rio Grande do Sul.
Para Phillipi Dias, presidente e atleta dos Abóboras, 2022 foi um ano desgastante para o time da capital. Embora tenham alcançado o segundo lugar do Gauchão, levando o heptacampeão Soldiers à prorrogação na grande final, não foi fácil motivar o elenco durante a temporada. “O futebol americano exige muito do físico, do mental e do financeiro dos jogadores”, conta o dirigente que confessa o quanto estas questões pesaram, no primeiro semestre.
Na disputa da Conferência Sul, quando se classificaram para a fase posterior e foram derrotados para o Istepôs FA, estavam desestruturados. Por conta de lesões e o interesse de outras equipes, acabaram perdendo muitos atletas. Ainda assim, Dias acredita que conseguiram, de certa forma, se mostrar para o resto do país como uma potência do Rio Grande do Sul.
Com o objetivo de se reorganizarem para 2023, os porto-alegrenses realizaram uma seletiva para reforçar o elenco, em janeiro. A chegada de “sangue novo”, conforme conta o presidente, serviu para reanimar a disposição da equipe. Contudo, embora participem dos treinos, grande parte dos recrutados não participará do Gauchão, excluindo poucos que devem suprir algumas necessidades. Também chegaram veteranos de outros clubes em Porto Alegre, ainda que não tenham sido anunciados oficialmente.
A grande estreia dos atuais finalistas será contra o Carlos Barbosa Ximangos, que teve bastante destaque na disputa do Brasileirão D2 – segunda divisão do campeonato nacional organizado pela Confederação Brasileira de Futebol Americano, diferente da Liga BFA. A outra partida da fase de grupos será contra os erechinenses do Coroados, vice-campeão da última Copa RS, disputada no segundo semestre do ano passado. A meta do dirigente é apenas uma: em suas próprias palavras, “massacrar os adversários”.
Dias entende que as outras equipes vivem uma boa fase, estão estruturadas e têm potencial de ir longe. Entretanto, o presidente afirma que o Pumpkins tem um plantel melhor, estão bastante focados nos objetivos traçados e chegarão fortes para colocar seu nome no topo do pódio estadual.
O Porto Alegre Pumpkins terá seu primeiro confronto válido pelo Campeonato Gaúcho diante do Carlos Barbosa Ximangos, neste domingo (12), no Ginásio Municipal Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão), em Guaíba – vale destacar que o time da capital irá mandar todas as suas partidas na cidade vizinha, na região metropollitana. No dia 26 de março, voltam a jogar pelo torneio contra o Erechim Coroados, no Parque do Galo, na casa dos adversários. Os dois embates começam a partir das 14h30min.
LEIA TAMBÉM
Veja o Guia do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. SM Soldiers vai atrás do 8º título (AQUI)
Conheça o Gravataí Spartans, que volta às disputas atrás de mais experiência (AQUI )
Erechim Coroados chega à edição 2023 do Gauchão para provar sua relevância (AQUI)
Carlos Barbosa Ximangos, com a mesma base, busca mostrar evolução em 2023 (AQUI)
Canoas Bulls aposta em nova estratégia para se consagrar no Gauchão 2023 (AQUI)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.