Arquivo

Tarso Genro. O ex-vereador santa-mariense assume hoje a Justiça, no ministério de Lula

É verdade que Tarso Fernando Genro construiu uma carreira política longe de Santa Maria. Até prefeito de Porto Alegre foi, como também vice-prefeito. E foi deputado federal e ostenta outros tantos cargos conquistados pelo voto popular. Ao ponto de credenciar-se para vôos dos mais elevados na política nacional.

 

Mas não é menos verdade que é na boca do monte que tudo começou para esse homem nascido em São Borja há seis décadas mais alguns dias. É aqui que se formou em Direito, na Universidade Federal, e especializou-se, mais tarde, na área trabalhista. E é em Santa Maria que iniciou-se na política partidária, se elegendo vereador em 1968, à beira de completar 30 anos.

 

Depois, correu mundo. Mas a família ficou aqui. Seu pai é nome do prédio da Câmara de Vereadores e de uma escola. Tarso é filho de Ely Herz Genro e Adelmo Simas Genro. Este, falecido há poucos anos, independente da cor partidária, uma das figuras políticas mais queridas da cidade.

 

E hoje, 16 de março de 2007, Tarso, que já foi ministro da Educação e das Relações Institucionais, além de ter coordenado o primeiro Conselho de Desenvolvimento Econômico do governo Lula, assume funções para as quais está intelectual e politicamente preparado. Tanto quanto, para lembrar um santa-mariense da gema que também ocupou o cargo, Nelson Jobim, que chegou até à presidência do Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do Brasil.

 

Assim, não é por acaso o destaque dado à solenidade que acontece pouco antes do meio dia. E que contará com a presença de autoridades locais na platéia. Inclusive o prefeito Valdeci Oliveira. Acompanhe, a propósito da presença de Tarso no ministério da Justiça, a reportagem que A Razão publica em sua edição desta sexta-feira:

 

“Tarso Genro assume como Ministro da Justiça

Depois dos Ministérios da Educação e das Relações Institucionais, Tarso Genro tem a Justiça nas mãos

 

De ministro das Relações Institucionais para ministro da Justiça. Esse será o novo cargo de Tarso Genro (PT) no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele será empossado hoje, às 11h. Tarso, que começou sua carreira em Santa Maria, recebe o cargo das mãos de Márcio Thomaz Bastos. É o primeiro passo de um novo Ministério, marcando o início das mudanças prometidas por Lula, em sua reforma ministerial.

 

Tarso Genro não nasceu em Santa Maria, mas sua carreira política, que o levou ao mais alto escalão do governo federal, tem fortes raízes na  cidade. O sobrenome, aliás, também tem seu valor. Adelmo Simas Genro, seu pai, emprestou o nome à Câmara de Vereadores da cidade. Luciana Genro, sua filha, é deputada federal pelo PSTU. Adelmo Genro Filho, seu irmão, era jornalista e nomina uma escola de Santa Maria.

 

Sua missão nessa nova etapa inclui a exigência, principalmente da sociedade brasileira, de atitudes, opiniões e posições firmes a respeito dos temas mais efervescentes e polêmicos que rondam o país: segurança pública e as reformas penitenciária, judiciária e política. É bom lembrar que a segurança pública foi uma das suas principais bandeiras no período eleitoral de 2002, quando concorreu ao governo do estado, sendo derrotado por Germano Rigotto, do PMDB.

 

Paulo Pimenta, deputado federal (PT), confia em Tarso Genro de olhos fechados. Para ele, o novo ministro será o ministro da inclusão social, do trabalho junto à juventude do país e, literalmente, da justiça. “Conheço Tarso Genro há mais de 20 anos. Quando eu fazia parte do DCE em Santa Maria, ele iniciava sua carreira como deputado. Ele não vai esquecer as reformas na política, em nosso sistema penitenciário e da inclusão social”, diz Pimenta.

 

O prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira, se diz feliz com a escolha. “Tarso aliará o conhecimento técnico de advogado com a sua extraordinária capacidade política já demonstrada na Prefeitura de Porto Alegre e no Ministério da Educação e da Articulação Políticas. Ganha muito com isso o…”

 

SE DESEJAR ler a íntegra clique aqui. Ou acesse a versão impressa, nas bancas desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo