Por Pedro Pereira
Durante a tarde deste sábado (25), acontece a estreia do Campeonato Gaúcho de Rugby em Porto Alegre, na Sociedade Hípica Porto Alegrense, a partir das 15h30min. O Universitário Rugby (URSM), equipe da modalidade com base em Santa Maria, irá disputar a partida inaugural da competição contra o Charrua, clube da capital gaúcha, sob o nome do time União de Rugby Tauras e Carancho (URTC), de Marau.
A união entre esquadrões será realizada em virtude de uma parceria a partir do intercâmbio de jogadores, entre os dois elencos. No último domingo (19), os marauenses disponibilizaram alguns atletas para a disputa do amistoso entre URSM e Antiqua, clube de rugby de Pelotas, vencida pelos “Universitários” por 21 a 18.
Segundo o presidente, head coach e atleta Bryan Backes, a fusão deve seguir para a participação da segunda divisão do torneio nacional – que tem início previsto para maio.
O início do vínculo entre Universitário Rugby e URTC será proveitoso para as duas equipes, uma vez que a qualidade do elenco tende a se intensificar, de acordo com Backes, que confia na classificação para a segunda fase do Brasileiro. Entretanto, o representante do URSM acredita que ainda estão longes de equipes como Farrapos – de Bento Gonçalves – e Charrua, potências estaduais, por conta da pouca quantidade de treinos entre os dois esquadrões, após a união.
Uma temporada de retorno desanimadora
Em 2022, ano de retorno das atividades do rugby no Rio Grande do Sul, o Universitário Rugby participou do Campeonato Gaúcho sob sua própria alcunha. Entretanto, devido ao longo período sem partidas, os jogadores acabaram se desanimando e o time desistiu do restante das partidas, conforme conta Backes.
Entretanto, a temporada foi finalizada com título para o URSM. No dia 3 de dezembro, os santa-marienses foram até Rivera, Uruguai, disputar a competição “5ª Seven Rugby Rivera”. Além disso foram realizados amistosos ao longo do ano.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.