CulturaDestaque

CULTURA. Abertura oficial da 50ª Feira do Livro lotou o Theatro Treze de Maio na noite de sexta-feira (28)

Atividades culturais e abertura da bancas marcaram primeiro dia de evento

“No próximo ano para receber a Feira do ano que vem teremos o Calçadão concluído e a Saldanha Marinho linda como todos nós queremos ver”, disse o prefeito Jorge Pozzobom. Foto João Alves / Prefeitura

Por Rodrigo Ricordi / Prefeitura de Santa Maria

Começou! A festa da literatura de Santa Maria teve seu início oficial na noite de sexta-feira (28), no Theatro Treze de Maio. Autoridades e público estiveram na cerimônia oficial de abertura. Depoimentos emocionados e homenagens marcaram o ato que abriu a 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria, que segue até 13 de maio, na Praça Saldanha Marinho. Ainda durante a tarde as bancas de livros já receberam o público. Também houve lançamento de livro e apresentações culturais tanto no teatro quanto na praça. A Feira do Livro vai funcionar de domingo à sexta-feira, das 13h30min às 19h30min, e aos sábados, das 10h às 19h30min.

O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a cerimônia junto do vice, Rodrigo Decimo, da secretária de Cultura, Rose Carneiro; da secretária de Educação, Lúcia Madruga; do procurador geral do Município, Guilherme Cortez; da controladora-geral do Município e secretária de Administração e Gestão de Pessoas, Carolina Lisowski; da secretária de Finanças, Michele Antonello; do secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; do secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães; da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana; e do secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro. Entre outras autoridades estiveram presentes a secretária adjunta de Cultura do Rio Grande do Sul, Gabriela Meindrad, a pró-reitora da Universidade Franciscana (UFN), Solange Binotto Fagan; o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, o deputado estadual Valdeci Oliveira e os vereadores, Admar Pozzobom, Givago Ribeiro, Paulo Ricardo Pedroso e Luci Duartes.

Antes de seu discurso, Jorge Pozzobom chamou o ilustrador e cartunista Elias, que criou a ilustração que marca a 50ª edição da Feira do Livro. O artista falou sobre a concepção da arte que levou em conta o estilo de vestir dos estudantes durante essas cinco décadas.

“Estou aqui para agradecer a nossa equipe que trabalhou muito forte para termos essa Feira do livro. A gente chega aqui e não sabe o trabalho que dá. Estamos revitalizando nosso Distrito Criativo, no próximo ano para receber a Feira do ano que vem teremos o Calçadão concluído e a Saldanha Marinho linda como todos nós queremos ver. Que tenhamos uma grande Feira”, declarou Pozzobom.

Rose Carneiro agradeceu a todos os envolvidos na produção e organização da feira e sua equipe. Durante o discurso, ela apresentou os números da Feira, ressaltando a magnitude do evento.

“Tem livro na praça de novo, pela 50ª vez. Estamos dentro do Distrito Criativo que completou um ano ontem (quinta-feira, 27 de abril). Aqui a gente vive, a arte e a cultura pulsam. Celebrar 50 edições é celebrar a cultura e todos os encontros proporcionados pela Feira. Teremos muitas atividades para todos os santa-marienses, fazendo jus ao nosso amor pela cultura, pela leitura e pela educação”, afirmou. 

Gabriela Meindrad citou o retorno do investimento e dos programas de incentivo do estado e ressaltou a importância da continuidade da realização da Feira do Livro em Santa Maria.

“É uma imensa alegria para nosso governo estarmos aqui neste momento tão especial, com nossos corações batendo juntos com a cultura.É importante que nosso trabalho também estejam nos municípios e em Santa Maria certamente está. A feira chega aos 50 anos adequada aos novos tempos em busca de leitores, pela cultura e pela educação”, comentou.

A representante da UFN, Solange Binotto Fagan, destacou o baixo índice de leitores no Brasil e a disponibilidade de acesso que a feira proporciona.

“Temos no Brasil um número baixíssimo de leitores. E a Feira do livro de nossa cidade é um exemplo vivo de como se democratiza a cultura, a educação e se incentiva à leitura”, declarou.

Luciano Schuch, falou sobre o envolvimento da UFSM no início da Feira. 

“Precisamos de referências que tornem nossa cidade e nossa universidade cada vez mais inclusivas. Essa Cidade Cultura é uma referência. Estamos em todas as Feiras, desde a primeira e desde a criação de nossa editora. É muito bom podermos estar construindo juntos essa história”, disse o reitor da UFSM

Após os discursos, foi feita uma chamada nominal de todos os patronos e homenageados das Feiras do Livro e Feira do Livro Infantil que tiveram essa distinção, que receberam uma lembrança e posaram para fotos, sendo aplaudidos em pé pela plateia.

A professora e escritora Eugênia Mariano da Rocha, que fez parte da primeira edição e da retomada em 1994 após alguns anos sem a realização, falou em nome dos homenageados. 

“Estamos comemorando essa edição especial. Estive aqui desde a primeira. É muito emocionante falar em nome de todos os homenageados. Lá no início, eu carregava livros, pois nós estudantes éramos responsáveis por tudo. E assim foi por 20 anos. Quem fez Feira do Livro nunca esquece”, relembrou. 

Em seguida da homenagem, foi exibido um vídeo contando a história da Feira do Livro, com resgate de fotos e com imagens, como forma de encerrar a cerimônia.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

PROGRAMAÇÃO DO LIVRO LIVRE

PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTOS DE OBRAS

A FEIRA DO LIVRO EM NÚMEROS

– Mais de 400 autores de 18 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília e São Paulo lançando obras literárias
– 210 livros lançados, sendo 33 infantis
– 16 dias de programação cultural
– Mais de 20 espetáculos teatrais e musicais no Theatro e no Coreto
– 15 intervenções culturais na praça
– Quase 200 artistas e escritores convidados envolvidos na programação
– 8 bate-papos literários e apresentações musicais no Livro Livre

A Feira do Livro de Santa Maria é realizada pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura e de Educação; Câmara do Livro; Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma); 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Franciscana (UFN);  Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal Farroupilha (IFfar). O evento tem patrocínio da Corsan – Evoluir nos Define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Novas Façanhas; apoio de Gráfica e Editora Pallotti, Construtora Jobim e Ultraxx Telecom; e incentivo cultural de Clínica Viver, Rede Vivo e Unimed. O financiamento é da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo