DestaqueEconomia

ECONONOMIA. Santa-marienses já entregaram mais de 15 mil declarações de imposto de renda 2023

Prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março

Por Gabinete da Delegacia da Receita Federal em Santa Maria

A Receita Federal informa que até as 8 horas desta sexta-feira (31) foram entregues 15.636 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física – IRPF -2023, ano-base 2022 por declarantes residentes em Santa Maria, entre declarações originais e retificadoras.

O prazo de entrega da declaração começou no dia 15 de março, e terminará em 31 de maio. A Receita espera receber 75.000 declarações originais em Santa Maria até o final do prazo.

Das declarações entregues, 27% utilizaram a opção pré-preenchida. O meio de entrega prevalente na cidade continua sendo o programa, com 84% das declarações entregues, seguido pelo app, com 10% e por último as declarações entregues online, através do e-CAC, representam 6% do total.

Quanto ao modelo de tributação escolhida, 49% das declarações foram entregues no modelo por deduções legais e 51% no modelo completo.

Quanto ao resultado das declarações, 80,13% vai ter restituição a receber, 10,39% vai ter imposto a pagar e 9,48% não teve nem imposto a pagar nem a restituir. Das pessoas que terão valores a restituir, 36% optaram por ter a restituição paga através de PIX.

Destinação do Imposto de Renda
As pessoas que declararam pelo modelo por deduções legais podem destinar parte do imposto de renda para os Fundos dos Direitos da Criança e Adolescente e para os Fundos dos Direitos do Idoso na própria declaração. A destinação pode ser feita tanto por pessoas que tenham que pagar imposto quanto por quem tem valores a restituir. No caso da pessoa com valores a restituir o valor destinado é somado ao valor da restituição.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo