DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. A espera de seus rivais nas semifinais, Soldiers e Pumpkins avaliam Gauchão

Quem são os adversários preferidos dos já garantidos na próxima etapa

Soldados de Santa Maria se classificaram para o mata-mata na primeira colocação da fase inicial (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

No fim da tarde deste domingo (16), os já semifinalistas do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano, Santa Maria Soldiers e Porto Alegre Pumpkins, irão conhecer seus oponentes na próxima etapa da competição. Os clubes – que, em 2022, decidiram o título estadual – se classificaram para o mata-mata no dia 26 de março, garantindo o primeiro lugar de seus respectivos grupos.

O “Exército” de Santa Maria irá receber o vencedor entre Erechim Coroados e Carlos Barbosa Ximangos. Já os Abóboras enfrentam o ganhador da disputa entre Canoas Bulls e Gravataí Spartans. Estes jogos serão os últimos da fase inicial do certame.

Mesmo nível, diferentes razões

Em relação ao nível técnico do Gauchão deste ano, o coordenador defensivo dos santa-marienses, Maurício Faé, e o treinador do time da capital, Rodrigo Palaver, chegam ao consenso: a dificuldade está similar a da edição passada. Entretanto, os comandantes discordam da causa para este efeito.

De acordo com Faé, a boa fase dos elencos gaúchos está numa constante positiva desde 2016. Ainda que algumas equipes tenham destaque em um ano e, por conta das dificuldades de fazer o esporte amador “acontecer” no Brasil, sumam na temporada seguinte, clubes menos experientes como o Erechim Coroados e o Gravataí Spartans aparentam ter o potencial de se consolidarem entre os maiores do Rio Grande do Sul.

Para Palaver, por outro lado, o nível se manteve devido ao pouco espaço de tempo para evolução e para renovação dos ares dos clubes, entre um ano e outro. Também em razão do amadorismo do futebol americano no país, a maioria das equipes do Estado não consegue realizar treinamentos nos feriados de fim de ano, por exemplo, e acaba perdendo a chance de desenvolver o time.

Quem avança para as semis

Segundo o treinador do time defensivo do Soldiers, não há um grande favorito no embate entre os esquadrões de Carlos Barbosa e de Erechim. Por um lado, gostaria de jogar contra o Ximangos pois seria um confronto inédito na história do esporte no Estado. Por outro, os jogadores santa-marienses têm bastantes amigos e ex-companheiros de equipe no Coroados. “São dois elencos bem parelhos e quem ganhar não vai ser surpresa. Acredito que vá ser um jogo extremamente equilibrado”, completou Faé.

Para o head coach do Pumpkins, a tradição da camisa e a longevidade da equipe de Canoas no futebol americano vai pesar no confronto que decide a última vaga do grupo B para o mata-mata, uma vez que, conforme disse Palaver, o treinador dos gravataienses, Maicon Job, trabalha com seu esquadrão para buscar os resultados à longo prazo. “Acredito que o Bulls seja o favorito no confronto, mas digo que, talvez, poderemos ver algumas coisas boas por parte do Spartans, que já vem mostrando uma boa organização”.

As duas partidas que definem os últimos colocados para o mata-mata do Campeonato Gaúcho acontecem neste domingo (16), às 14h30min. Em Carlos Barbosa, o Ximangos recebe o Coroados para decidir a vaga na próxima etapa contra o Soldiers. Em Gravataí, os Espartanos enfrentam o elenco canoense para definir o oponente do Pumpkins. As semifinais acontecem em 30 de abril.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo