Por Claudemir Pereira / Editor do Site
Melhor simplificar. E aí todos podem tirar as próprias conclusões acerca da situação pra lá de conflituosa envolvendo uma das maiores e mais significativas agremiações partidárias de Santa Maria. No caso, o PDT, partido fundado pelo falecido Doutor Leonel.
O relato segue a ordem de entrada em cena dos personagens.
Primeiro: o editor recebeu a relação de uma Executiva Provisória possível no PDT da boca do monte, a ser chancelada e nomeada pelo comando estadual do partido, liderado pelo deputado Ciro Simoni.
A lista, inclusive com cargos (os indefinidos, o site houve por bem cortar), é a seguinte:
“Comissão Provisória PDT Santa Maria – 2023
Presidente: Paulo A. Burmann
Tesoureiro: Adilomar Silva
Secretaria: Luiz Fernando C. Lemos e Tiago Carrão
Comunicação e Gestão: Marionaldo Ferreira e Marcelo Bisogno (“a consultar se aceita”)
PDT Inclusão e Diversidade: Luiza Barros e Ana Laura Gaffre (ambas da Ação da Mulher Trabalhista – AMT)
Juventude: Caroline Porto (AMT)
PDT Comunitarista: Leonel Pacheco e Luciano Caetano
AMT: Larissa Dorneles
PDT Sindical: Jorge Trindade (primeiro suplente de vereador)
Representante do PDT no Legislativo: Luci Duartes”
Diante disso, o contato foi com o atual presidente do partido, Marcelo Bisogno. Que estrilou. E de forma eloquente. E trouxe, a linhas tantas da mensagem, uma informação: no inicio do mês, a Executiva Estadual nomeou (grifo claudemiriano) uma comissão municipal por três meses. Isto é, até 7 de julho – como é possível conferir na imagem abaixo.
Agora, a manifestação de Bisogno:
“Nossa Comissão Provisória já foi renovada por mais 90 dias, estamos trabalhando forte ao lado da vereadora Luci novas filiações e preparando uma grande nominata de Vereadores.
Quanto à eleição interna, estamos prontos para qualquer data, semana que vem, mês que vem, quando o partido estadual quiser.
A informação que recebemos sobre eleição interna seria no mês de junho, em todo estado, ao mesmo tempo.
Não aceitaremos mudança nenhuma em nomeação Provisória, sem eleição direta e democrática, entre todos os filiados do PDT.
A Executiva Estadual deliberou a renovação da Provisória por 90 dias, após isso, é eleição interna.
Que por nós, já poderia ser marcada nos próximos 15 dias..
Partido e urna é obrigatório ter votos, o resto é golpe, caneta só serve para escrever, não para delinear democracia…”
Para fechar: é incrível como um partido grande, com grande tradição e inserção junto à comunidade, pode se envolver em tamanho imbroglio. Os efeitos e as consequências certamente são medidos internamente.
Para fechar 2: quando esta nota acaba de ser redigida, contato de Marcelo Bisogno dava conta da existência de pelo menos mais uma candidatura a presidente. Foi o que se depreendeu da nota enviada ao atual dirigente, pelo militante Reinaldo Lima Azevedo. Confira trecho da missiva por ele encaminhada a Bisogno:
“…Com a garantia da Eleição direta em junho, reuni minha equipe e decidimos entrar firme na disputa que se avizinha, colocando o meu nome – Reinaldo Lima de Azevedo – Ex Presidente da JS na década de 80/90 por 8 anos, um dos Fundadores do PDT de Santa Maria e Ex Vice Presidente da Executiva Municipal para disputa da executiva…”
Renovar é preciso. Avante Professor Burmann
Capincho ou Tropeço? Tanto faz. Partido só tem relevancia por aqui porque é uma velharada.
E só mais um aspecto das patotinhas da aldeia. Um monte de gente, em diversos cargos e posições, afirma estar cuidando dos assuntos ‘coletivos’, do ‘desenvolvimento economico’, etc. Mais do que óbvio, estão lá para se promover (para ‘aparecer’ como se dizia antes) e cuidar dos proprios interesses. Vai das lojinhas até as construtoras, da politica até a UFSM.