DestaqueSaúde

SAÚDE. Surto de Dengue em Santa Maria será discutido quarta, em Reunião Pública na Câmara

Comissão receberá autoridades para definir ações contra o aumento de casos

Entre as ações já realizadas, houve pulverizações em locais com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti (Foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Natália Müller Poll / Da Assessoria de Imprensa do vereador Getúlio de Vargas

Na próxima quarta-feira, a Câmara de Vereadores de Santa Maria, por meio da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vai realizar uma Reunião Pública para tratar da grave situação da Dengue no município.

A população em geral, autoridades, representantes dos poderes públicos, hospitais, universidades e órgãos da área da saúde foram convidados a fazer parte do encontro que ocorrerá no Plenário Coronel Valença, a partir das 14h. Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS), Sefas, Secretaria de Saúde de Santa Maria, Vigilância em Saúde do município, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e professores da área da saúde da UFSM já confirmaram a paticipação.

O objetivo da reunião é definir as ações que podem ser tomadas de forma urgente no combate ao contágio da doença que já está com mais de 90 casos confirmados no município, conforme o boletim epidemiológico divulgado e monitorado pela Secretaria de Saúde de Santa Maria. No Estado, já são seis mortes confirmadas pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

Ainda em março, após alertar a população sobre a maior incidência de casos da doença na Região Oeste do município, mais precisamente nos bairros Juscelino Kubitschek e São João, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Vigilância em Saúde, intensificou o trabalho de combate e prevenção à dengue na cidade.

Foram feitas orientações de cuidados a serem tomados pelos moradores e, posteriormente, realizadas pulverizações em locais com possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue que já teve presença registrada em mais de 20 bairros santa-marienses.

Mesmo assim, o número de casos quase triplicou em menos de um mês, e os poderes públicos ligaram o alerta máximo. Na última Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, diversos parlamentares se manifestaram preocupados e dispostos a unirem forças na missão de combate à doença. A Comissão de Saúde e Meio Ambiente ressalta a importância de cada um fazer a sua parte, cuidando dos seus espaços, terrenos e objetos que podem acumular água nos pátios.

É importante lembrar a população que todos podem ajudar a fiscalização ao denunciar locais com água parada ligando para o número (55) 3921-7159 e participando da Reunião Pública da próxima quarta-feira.

Integram a Comissão de Saúde e Meio Ambiente os vereadores Admar Pozzobom (presidente), Getúlio de Vargas (vice-presidente), Anita Costa Beber, Helen Cabral, Marina Callegaro, Tony Oliveira e Valdir Oliveira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Santa Maria tem algo como 280 mil habitantes. No mais, noticias para divulgar ‘amigos’ do Claudemir com P.. Porque ‘jornalismo’ também são relações pessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo