Por Pedro Pereira
O Santa Maria Soldiers está na grande final do Gauchão de 2023. Com a vitória de 43 a 0 em cima do Erechim Coroados, no Estádio dos Eucaliptos, além da vaga na próxima fase, os Soldados garantiram o mando de campo na decisão do título. Dessa forma, o Gaúcho Bowl XIII (em alusão ao Super Bowl, da NFL) será disputado no Coração do Rio Grande.
Na outra semifinal, o Porto Alegre Pumpkins venceu o Canoas Bulls por 34 a 20 e também está, mais uma vez, na final do Campeonato Gaúcho. Esta será a oitava decisão de Estadual dos Soldados, e a sexta dos Abóboras. Embora o duelo entre o time do interior e o da capital seja um clássico, a próxima partida será apenas a segunda vez que ambos se enfrentam pelo título do Gauchão.
Soldiers X Coroados
No período de aquecimento para a partida, o quarterback titular Douglas Rodrigues sofreu uma lesão durante as atividades e foi substituído por Marcelo Cogo, reserva imediato na posição. Com passes de média distância e passes bem colocados, os Soldados conseguiram aplicar o 34 a 0 já nos dois primeiros quartos – sendo um deles já na terceira corrida da equipe no confronto.
Na segunda metade, fecharam o jogo com mais 9 pontos conquistados e nenhum sofrido. O time de Erechim não teve sucesso do início ao fim. Mesmo não alcançando o sucesso nas jogadas aéreas e tentando avançar com corridas, o Coroados não conseguiu passar da defesa santa-mariense que, de acordo com as estatísticas do torneio, é a menos vazada do Estado – são apenas sete pontos sofridos em todo o campeonato.
Os destaques do sucesso verde e preto: João Antônio Siqueira (três vezes), Marlon Limana, Maurício Faé e Nicolas Pippi foram os responsáveis por marcar os touchdowns (que vale seis pontos, cada). Faé substituiu o kicker Fabrício Santana, que está lesionado – o leitor entende mais sobre a situação do jogador, AQUI – e acertou quatro extra points (adicional de um ponto para cada touchdown). No fim, o “chutador” ainda acertou um field goal (que vale três pontos).
Faé, que, além de atleta, é coordenador defensivo, afirma que a partida deste domingo foi importante para os jogadores reservas do “Exército” conseguirem experiência. “O Campeonato Gaúcho não havia exigido tanto do nosso elenco secundário, até hoje. O quarterback adversário passou bastante a bola e deu para testar o time de defesa. Acho que eles conseguiram apenas um ou dois passes no jogo todo. Então, foi bem proveitoso”, contou o treinador.
Pumpkins X Bulls
O confronto entre os times da Região Metropolitana de Porto Alegre foi um verdadeira clássico. Touchdown a touchdown, até o 4º quarto de partida não era possível prever quem avançaria à grande final do Gauchão. Entretanto, no fim, o Pumpkins conseguiu aumentar a diferença para 14 pontos e se classificou para a decisão, em Santa Maria.
Ao todo, foram cinco touchdown (que vale seis pontos, cada) para os Abóboras, que conseguiram duas conversões de dois pontos (adicional de dois pontos para cada touchdown). Os Touros de Canoas, que começaram a partida vencendo, marcaram três touchdowns (que vale seis pontos, cada) e acertaram dois extra points (adicional de um ponto para cada touchdown).
Gaúcho Bowl XIII
Conforme anunciado pela Federação Gaúcha de Futebol Americano, a grande final do Estadual de 2023 está prevista para acontecer no dia 28 de maio, às 14h30min. Segundo o regulamento, o mando de campo será da equipe que chegar à decisão do título com o menor número de pontos sofridos.
Como elenco defensivo do Santa Maria Soldiers falhou somente na estreia diante do Canoas Bulls, quando ganhou por 49 a 7, a final do torneio será no Coração do Rio Grande. O segundo time com a defesa menos vazada foi o Porto Alegre Pumpkins, com 29 pontos sofridos.
Mais informações sobre a 13ª edição do Gaúcho Bowl, como valores de ingressos e a confirmação do horário oficial, serão divulgadas em breve. O duelo entre Soldiers e Pumpkins será realizado no Estádio dos Eucaliptos – do Riograndense Futebol Clube – e a transmissão ficará por conta da Rádio Imembuí FM 101.9.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.