DestaqueEsporte

ESPORTE. Soldiers vence Pumpkins e conquista sexto título seguido do Gauchão de Futebol Americano

De virada, “Exército” de Santa Maria vence por 32 a 14, nos Eucaliptos

Com 8ª troféu na história, Soldados se distanciam ainda mais dos rivais, que tem 4. Foto Gabriel Haesbaert / Divulgação

Por Pedro Pereira

O futebol americano do Rio Grande do Sul segue verde e preto. Na tarde deste domingo (28), o Santa Maria Soldiers derrotou o Porto Alegre Pumpkins, por 32 a 14, e se consagrou campeão gaúcho pela sexta vez consecutiva – e oitava na história. Os rivais, que são os segundos maiores vencedores, seguem com quatro taças. Esta edição do Gaúcho Bowl (grande final do Campeonato Gaúcho da modalidade) aconteceu no Estádio dos Eucaliptos.

Passado o Estadual, os Soldados já focam no próximo compromisso: a Conferência Sul da Liga BFA – que já teve suas DATAS de confrontos anunciadas. As premiações individuais do Gauchão serão anunciadas no decorrer desta semana, de acordo com o tesoureiro da Federação Gaúcha de Futebol Americano e atleta do Soldiers, Ricardo Daronch.

O jogo

Ainda que o placar tenha sido largo, o duelo foi equilibrado dentro de campo. Até o fim da segunda metade, a equipe de defesa do Soldiers não estava conseguindo se entender no gramado, deixando muitas aberturas para o ataque porto-alegrense aproveitar. No primeiro quarto o wide receiver rival Theo Miguel abriu o placar com um touchdown (6 pontos), após passe do quarterback Nicolas do Canto, e o kicker adversário acertou o extra point (1 ponto).

Na sequência, o Pumpkins sofre um safety (2 pontos) e o Soldiers começa a pontuar. Marcelo Cogo foi o quarterback titular do “Exército” durante esta etapa inicial. No segundo quarto, o running back João Antônio Siqueira marca um touchdown (6 pontos) e o kicker dos Soldados, Fabrício Santana, acerta o extra point (1 ponto). Entretanto, os porto-alegrenses terminam a primeira metade na frente, pelo placar de 14 a 9, após confirmarem mais um touchdown e um extra point.

Na volta para o segundo tempo, o elenco aparentava estar se entendendo melhor. Para abrir o que seria uma virada do “Exército” para cima do Pumpkins, o time da capital sofre outro safety (2 pontos). No retorno da bola para os Soldados, o camisa 80 Douglas Torres recebe a bola e atravessa o campo quase que por inteiro, chegando à endzone adversária e colocando os santa-marienses à frente do placar, mais uma vez – placar da partida: 18 a 14, após mais um extra point (1 ponto) de Santana. O quarterback verde e preto Douglas Rodrigues, que entrou em campo na segunda metade, definiu a jogada como “a volta do Soldiers para o jogo”.

O time de defesa dos Soldados, que teve como destaque o cornerback Ben-Hur Raddatz, não estava mais dando brechas para os Abóboras aproveitarem. O jovem wide receiver Augusto Kneipp, como também, novamente, Siqueira, marcaram os últimos touchdowns (6 pontos cada), somados a mais dois extra points (2 pontos cada) do kicker verde e preto, e decretaram mais um ano de soberania do Soldiers no futebol americano do Rio Grande do Sul.

A importância e o futuro dos campeões

Quem estava ao lado da equipe do Coração do Rio Grande nos gramados prestigiando a festa foi o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom. Para ele, a garra de terminar a primeira metade perdendo e virar a partida, em suas próprias palavras, de forma heróica, é uma das maiores representações de Santa Maria, pelo Soldiers. “Para nós o mais importante, óbvio, é o título. Mas levar o nome da cidade, mostrar que os guerreiros são Soldados de Santa Maria, também”.

O quarterback histórico do “Exército” verde e preto, Rodrigues, comenta que o ponto chave para a mudança de pensamento do primeiro tempo para o segundo foi o bom trabalho que o coordenador defensivo Maurício Faé, como também os outros membros da comissão técnica, fazem no dia a dia de treinos. “É uma final, tem uma rivalidade, mas a gente soube ganhar”, declarou o líder do time ofensivo.

Ainda em fase de recuperação, o camisa 15 afirma que estará bem para a disputa da Conferência Sul da Liga BFA, que tem início no dia 8 de julho, com a partida entre Santa Maria Soldiers e Istepôs FA, de São José, Santa Catarina. Assim como o Gauchão de Futebol Americano, a competição nacional terá a cobertura completa do Site Claudemir Pereira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo