DestaqueRegião

JÚLIO DE CASTILHOS. Deputado denuncia proposta de aumento abusivo do IPE Saúde para os municipários

Reajuste poderia chegar a 30% do salário dos servidores, diz Valdeci Oliveira

Valdeci denuncia na Comissão de Saúde proposta de aumento abusivo do IPE em Júlio (Foto Christiano Ercolani/Divulgação)

Por Tiago Machado / Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O deputado estadual Valdeci Oliveira denunciou, nesta quarta-feira (10), na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do RS, uma proposta de aumento abusivo na alíquota do IPE Saúde dos servidores municipais da cidade de Júlio de Castilhos, na Região Central do Estado.

Na reunião desta semana da CSMA, Valdeci fez a leitura de uma carta encaminhada ao Parlamento gaúcho pelo Sindicato dos Municipários de Júlio de Castilhos (SIMUNJUC). No documento, o presidente da entidade, José Francisco da Silva informa que o IPE Saúde apresentou ao município uma proposta de renovação do convênio que altera de 13,51% (sendo 6,75% recolhido pelo segurado e 6,76% recolhido pela parte patronal) para 30,60% a alíquota de desconto dos servidores, o que representa um reajuste de mais de 126%.

“A renovação com o referido percentual denota-se absurdo, pois ultrapassa qualquer índice de atualização e correção monetárias ora praticados. Causa estranheza e inconformismo o fato de que aos servidores públicos do Estado a nova proposta de alíquota gira em torno de 7%, o que destoa de forma ilógica das proposições apresentadas pelo IPE ao presente convênio com o município de Júlio de Castilhos”, afirma o presidente no ofício.

O mais grave, enfatizou Valdeci na Assembleia Legislativa, é que o percentual de reajuste para o servidor pode chegar a mais de 250% caso o município não se disponha a aumentar o recolhimento da parte patronal.

“Isso é um (reajuste) altíssimo, é um terço do salário dos trabalhadores. É impossível (de ser praticado). Queremos explicações por parte do presidente do IPE Saúde, pois não existem parâmetros que justifiquem isso. É necessário que o IPE apresente os cálculos que embasaram uma proposta como essa ”, assinalou Valdeci, ao lembrar que o problema afeta aproximadamente 1 mil famílias de Júlio de Castilhos.

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente vai encaminhar o documento do SIMUNJUC e os questionamentos de Valdeci ao IPE Saúde. “Nós vamos acompanhar muito de perto esse tema”, garantiu o deputado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Fato é que alguém tem que pagar a conta. Simples assim. Na média servidores tem salarios mais altos que a iniciativa privada e ainda por cima tem estabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo