Por Saul Teixeira (com foto de Divulgação) / Da Assessoria de Comunicação da Fase
Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria (Case) produziram o documentário ‘Só uma Fase’. O trabalho é composto por narrativas de jovens que cumprem medida socioeducativa na unidade da fundação localizada na Região Central do Estado.
As primeiras exibições ocorreram nesta sexta-feira, na Escola Estadual de Ensino Médio Humberto de Campos. A unidade de ensino atende socioeducandos do Case Santa Maria.
O documentário é fruto da oficina ‘Ateliê Plantarte’, desenvolvido na escola durante o segundo semestre de 2022 em parceria com a TV Campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Conforme uma das coordenadoras do projeto, o objetivo é promover um debate reflexivo com a sociedade, tendo como público-alvo especialmente jovens de escolas públicas e privadas.
“Finalizado em abril deste ano, o documentário é uma construção coletiva muito bem elaborada pelos 12 alunos participantes”, orgulha-se a professora de Educação Especial, Lidiane Braz. A oficina é ministrada em parceira com o professor de Arte, Dêivide Milani.
Saiba mais
Nos anos de 2021 e 2022, trabalhos similares da dupla de educadores − oportunizados por meio de projetos desenvolvidos em Oficinas da escola − foram premiados na Mostra Científica, Cultural e Tecnológica Steam Party. Promovida pela 8° Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o reconhecimento ocorreu na categoria Ensino Médio, Cursos Normais, Técnicos e EJA.
Todo mundo sabe para que time torce o pessoal da TV Campus. Documentarios são roteirizados por alguém, filmados por alguém e editados por alguém. Para vira documentira é facinho, facinho.