DestaqueEstado

NOVA YORK. Comitiva do governador Eduardo Leite conclui viagem realizada aos Estados Unidos

Foco do governo foi a busca por soluções digitais para qualificar serviços

Companhias e espaços de inovação foram visitados pelos integrantes da missão para discutirem sobre produtos e parcerias. Foto Maurício Tonetto / Secom

Por Juliano Rodrigues / Secom-RS

Um Estado renovado após as reformas estruturais, líder em inovação no Brasil, aberto a investimentos e parcerias com o setor privado e preparado para o futuro da tecnologia e o desenvolvimento sustentável. Esse é o Rio Grande do Sul que foi apresentado ao mundo, ao longo da semana, em uma série de compromissos da missão liderada pelo governador Eduardo Leite em Nova York, nos Estados Unidos. A agenda foi encerrada na sexta-feira (12), com painéis destinados a investidores no GRI Club e com uma visita da comitiva ao Mastercard Tech Hub, espaço de inovação da companhia direcionado a novas tecnologias e inclusão financeira.

Durante o roteiro da missão, foram realizados 25 compromissos por integrantes do grupo, com destaque especial para as reuniões sobre tecnologia e inovação. O grande foco do governo nessas audiências foi a busca por soluções digitais para qualificar os serviços à população e as políticas públicas.

Google, Microsoft, Oracle, Cornell Tech, NewLab e Mastercard foram as companhias e espaços de inovação que receberam a missão governamental para discutir produtos e parcerias. O que o governo vislumbra a partir disso é encaminhar acordos que coloquem o Estado em sintonia com as principais mudanças tecnológicas e com as ferramentas de dados para subsidiar decisões.

“Nós estamos presenciando uma revolução tecnológica de proporções ainda desconhecidas, mas muito grandes, principalmente com a inteligência artificial. Os governos precisam estar atentos e sintonizados com essas mudanças para poderem atender bem as demandas da população”, observou Leite. “O nosso trabalho na missão foi de coletar o máximo possível de informações, alinhavar parcerias e mostrar a essas grandes companhias que o Rio Grande do Sul está preparado, seja no governo ou na sociedade em geral, com a sua mão de obra qualificada, para se adaptar rapidamente a essas mudanças e incorporar soluções, como as que permitirão maior inteligência de dados.” Conforme o governador, esse conjunto de ferramentas poderá melhorar a vida das pessoas e as decisões do governo.

Além das agendas que trataram de tecnologia e inovação, o governo teve uma importante presença em rodadas de apresentações a investidores em eventos e reuniões reservadas. Nessas audiências, o governador ressaltou que a profundidade das reformas estruturais realizadas nos últimos anos transformou o ambiente de negócios no Estado.

Um dos principais resultados disso é o posicionamento do Rio Grande do Sul no tema da sustentabilidade, que despertou grande interesse de empresários do setor de energia. O Estado aposta no hidrogênio verde como um catalisador de investimentos em seu território nos próximos anos, em alinhamento às demandas globais por energia limpa.

“Temos uma agenda com hidrogênio verde com potencial para acelerar investimentos na casa dos R$ 60 bilhões no futuro, o que seria transformador para a sociedade gaúcha. O Rio Grande do Sul reúne todas as condições de receber uma planta de hidrogênio verde, além de outros investimentos, e estamos mostrando ao mundo que somos o melhor Estado para investir quando se fala em energia renovável”, avaliou Leite. “Retornamos para casa com muito otimismo com o que está por vir.”

A comitiva retorna ao Brasil neste fim de semana, quando o governador reassume o cargo. Também integraram a missão governamental os secretários da Casa Civil, Artur Lemos, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, e de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Assembleia, deputado Vilmar Zanchin, o líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes, e o deputado Rafael Braga.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Passear é um onus do cargo. ‘Um Estado renovado […] líder em inovação no Brasil […]’; ‘O grande foco do governo nessas audiências foi a busca por soluções digitais […]’; ‘[…]encaminhar acordos que coloquem o Estado em sintonia com as principais mudanças tecnológicas.’ Obvio, muito óbvio mesmo, que o proprio texto entra em contradição e que a ‘inovação no Brasil’ é puro marketing. ‘[…] uma revolução tecnológica de proporções ainda desconhecidas, mas muito grandes, principalmente com a inteligência artificial’. Como é que acontece uma revolução tecnologica e as ‘inovações’ tupiniquins estão de fora?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo