Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
As ações da Prefeitura no combate à dengue seguem ocorrendo no Município. Na manhã desta segunda-feira (22), o trabalho iniciado na última semana teve andamento no Bairro Lorenzi, onde a força-tarefa que integra serviços de seis secretarias atuou com buscas a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, na remoção mecânica de acúmulo de água, em visita a residências, distribuição de panfletos informativos, pulverização de inseticida e orientações à população. Na manhã desta terça-feira (23), a força-tarefa vai atuar no Bairro Nova Santa Marta, outro local com alto número de casos confirmados de dengue.
Ação integrada
A ação envolve equipes das secretarias de Saúde, de Meio Ambiente, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Comunicação, de Inovação e Tecnologia da Informação e de Licenciamento e Desburocratização, além da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e 60 militares do Exército.
Durante as atividades, as equipes se dividem pelas ruas dos bairros buscando locais com descarte de resíduos irregulares, focos de mosquito ou possíveis criadouros. A Vigilância Sanitária atua com a aplicação de inseticida com máquinas costais para pulverizar inseticidas nas casas, além de 20 agentes da Vigilância em Saúde que realizaram inspeções, remoção mecânica de água parada e tratamento com larvicida.
A Secretaria de Licenciamento e Desburocratização atua com fiscais que visitam casas e conversam com moradores. A Vigilância Ambiental trabalha registrando e atendendo denúncias pelo Whatsapp, por telefone e presenciais. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria de Resíduos em parceria com a Sustentare, participa das ações integradas com um caminhão compactador e uma equipe de coleta. Funcionários da Coleta de Resíduos trabalham com uma retroescavadeira e um caminhão caçamba, também realizando a limpeza de bueiros.
Agentes vinculados às unidades de saúde de referência dos locais trabalhados participaram da atividade com distribuição de panfletos e conversando com moradores sobre a importância dos cuidados com o que envolve a dengue.
A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde participa com a aplicação da “pulverização pesada”, com a caminhonete, da rua para dentro dos terrenos. Durante todo o trabalho, um carro de som circula com um spot sonoro com mensagem de conscientização e orientações sobre como evitar a procriação do mosquito e identificação de sintomas da dengue.
Os militares participam com buscas de possíveis focos, na remoção mecânica de acúmulo de água, em visita a residências, distribuindo panfletos informativos e conversando com a população.
Sobre a dengue
A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância na saúde pública nos últimos anos. O vírus da dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, para a maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais idosas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte….”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.