Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A força-tarefa da Prefeitura para combater a dengue em Santa Maria ganhou mais um braço forte. Na manhã desta quinta-feira (18), agentes da Vigilância em Saúde do Município estiveram na Vila Militar do Exército Coronel Niederauer para a capacitação de 60 militares que passam, a partir desta sexta-feira (19), a atuar na busca por focos do mosquito Aedes aegypti nos bairros com mais incidência de casos da doença. Com o acréscimo dos militares, a busca dá um salto de 20 para 80 pessoas que passam a atuar na visita a residências e áreas com potencial foco de acúmulo de água parada.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, é uma passo que vem sendo planejado há algum tempo e agora será possível com a definição do número de militares que vão trabalhar na força-tarefa.
“Basicamente a atuação deles será na ação mais eficiente que temos no combate ao mosquito, que é a realização de visita nas residências em zonas onde há casos positivos. Eles serão acompanhados pelos nossos agentes. Mas, após a capacitação, eles poderão fazer o mesmo trabalho. Então, onde um agente levava uma manhã para cobrir um quarteirão, esse tempo será muito reduzido e poderemos atuar de forma mais eficaz e urgente”, explica.
Há ações previstas para esta sexta-feira nos bairros Lorenzi, Pinheiro Machado e Santa Marta.
Sobre a dengue
A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. É uma doença febril que tem se mostrado de grande importância na saúde pública nos últimos anos. O vírus da dengue (DENV) é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). O período do ano com maior transmissão da doença ocorre nos meses mais chuvosos de cada região, geralmente de novembro a maio. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, para a maior disseminação da doença. É importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém, as pessoas mais idosas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Os principais sintomas da dengue são:
– Febre alta, superior a 38°C;
– Dor no corpo e articulações;
– Dor atrás dos olhos;
– Mal-estar;
– Falta de apetite;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo.
No entanto, a infecção por dengue pode se apresentar dessas formas: assintomática (sem sintomas); quadro leve; ou com sinais de alarme e de gravidade. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (acima de 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
Também podem surgir erupções e coceira na pele. Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizar o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas…”
PARA LER A ÍNTEGRA, COM OUTRAS INFORMAÇÕES, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.