AMBIENTE. Programa “Descarte Legal” arrecada, no 1º mês, 60 toneladas de resíduos recicláveis em SM
1.774 Kms rodados com o caminhão de coleta, entre os locais cadastrados
Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Durante a 8ª Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura, o Programa Descarte Legal, coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, completou um mês de atuação nesta quinta-feira (8). O Descarte Legal é um sistema de Coleta Seletiva no Município a partir de contrato com a Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar). Desde 8 de maio, registrou 60 toneladas de resíduos recicláveis vendidos.
“O primeiro mês de qualquer iniciativa é um período de adaptação, e com o Descarte Legal não foi diferente. Estamos fazendo alinhamentos, com a população, com a Asmar e internamente, na Prefeitura. Mas a avaliação do primeiro mês é bastante positiva. Percebemos adesão dos moradores de Santa Maria à iniciativa, também não encontramos falhas no planejamento, com a passagem do caminhão da Asmar nos horários, dias e bairros bem como previsto para a coleta Porta a Porta. Da coleta Ponto a Ponto, tivemos alta procura, mais de 80 pontos e 8 estão na rota de coleta”, conta o superintende de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, o engenheiro civil Ivan Nazaroff, que está à frente do Programa Descarte Legal.
O primeiro mês da iniciativa registrou 1.774 quilômetros rodados com o caminhão de coleta, entre os bairros e os condomínios cadastrados para a Coleta Seletiva. E, conforme a coordenação do Descarte Legal, foram 88 locais registrados para a coleta Ponto a Ponto e 8 já estão inclusos na rota do veículo da Asmar, em fase de adaptação.
A Coleta Seletiva é feita de duas formas: Porta a Porta e Ponto a Ponto. A modalidade Porta a Porta é aquela em que o caminhão da Asmar passará semanalmente em todas as vias de determinado bairro coletando os resíduos propriamente armazenados e dispostos em frente aos imóveis. E a Ponto a Ponto será realizada por meio de agendamento, contemplando, neste primeiro momento, condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais de todas as regiões da cidade desde que cadastrados pela Prefeitura.
O agendamento deve ser feito pelos próprios condomínios e estabelecimentos comerciais em contato com o canal Linha Verde (https://www.santamaria.rs.gov.br/descarte-legal/linha-verde) ou diretamente com a Asmar para agendar a coleta, pelo telefone (55) 98111-0146. No site da Prefeitura, há todo o passo a passo de como fazer o agendamento.
Cidadãos que tenham dúvidas sobre o Descarte Legal, podem contatar a equipe pelo canal Linha Verde.
Saiba mais
O portal Descarte Legal apresenta informações sobre dias e horários da Coleta Domiciliar nos bairros e na área central de Santa Maria, bem como as informações sobre a Coleta Seletiva, pela Asmar, com o cronograma de dias da semana nos bairros contemplados neste primeiro momento e os turnos de recolhimento dos resíduos. Podem ser descartados itens como plásticos em geral, papel e papelão, vidros, metais, alumínio e aço, sucatas, embalagens cartonadas (caixas de leite e outros), óleo de cozinha e eletrônicos (veja mais detalhes abaixo), resíduos que devem estar livres de contaminação por material orgânico para que sejam reaproveitados pela reciclagem.
Além de informações sobre a Coleta Seletiva, o site do Descarte Legal também traz uma lista sobre onde destinar bens inservíveis. A lista mostra onde os resíduos podem ser descartados, ou quais empresas devem ser contatadas para o recebimento desses materiais.
O Descarte Legal também conta com apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (Iffar) e da Universidade Franciscana (UFN)…”
PARA LER A ÍNTEGRA, COM TODOS OS DETALHES E NÚMEROS DO PROGRAMA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.