DestaquePolítica

BASTIDORES. Vereadores e os bustos, viagem a Bruxelas e transporte de animais em ônibus

Parlamentares votam, nesta terça, convocatória de superintendente do CIOSP

Por Maiquel Rosauro

Os vereadores santa-marienses querem saber como está o andamento da investigação referente ao sumiço de bustos em áreas públicas. Na sessão desta terça-feira (6), será votado requerimento para convocar o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), Sandro Nunes, para prestar esclarecimentos.

O pedido de convocatória é assinado pelos vereadores Tubias Callil (MDB), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Tony Oliveira (Podemos), Pablo Pacheco (PP), Roberta Pereira Leitão (PP), Anita Costa Beber (PP) e João Ricardo Vargas (PP).

Na Praça Saldanha Marinho, no mês de abril, foram furtados os bustos do poeta santa-mariense Felippe D’Oliveira, do ator Leopoldo Fróes e do general José Artigas. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro das peças.

Bruxelas
Também será apreciado pelos parlamentares, nesta terça (6), solicitação do Poder Executivo para licença do vice-prefeito, Rodrigo Decimo (UB), entre os dias 9 e 17 de junho, para participar do evento Brussels Urban Summit, em Bruxelas, na Bélgica.

“A Cúpula Urbana de Bruxelas (BUS), que acontecerá nos dias 12 a 15 do mês de junho  do  corrente ano, em Bruxelas capital da Bélgica, reunirá três conferências internacionais de cidades: o 14º Congresso Mundial Metropolis, a Conferência Anual Eurocities e a 6ª Cúpula de Prefeitos Campeões da OCDE para a Iniciativa de Crescimento Inclusivo. Esses eventos receberão representações de mais de 300 cidades do mundo, demonstrando a importância desse evento e na sua participação, pois apenas duas cidades do Rio Grande do Sul foram especialmente convidadas pelo Consulado Geral da Bélgica, Santa Maria e Porto Alegre”, diz trecho da solicitação do Executivo.

Transporte de animais

Manoel Badke, Getúlio de Vargas e Adelar Vargas discutem proposta que permitirá transporte de animais de pequeno e médio porte em coletivos urbanos. Foto Camila Porto / Câmara


Os vereadores Getúlio de Vargas (Republicanos), Adelar Vargas – Bolinha (MDB) e Manoel Badke (UB) instalaram, na manhã desta segunda (5), a comissão especial que analisa o Projeto de Lei Complementar 3/2023, de autoria de Getúlio, que altera o Código de Posturas do Município para permitir o transporte de animais de pequeno e médio porte em coletivos urbanos.

Entre as primeiras atividades que serão desenvolvidas estão: a revisão do Código de Posturas do Município, o estudo da legislação federal no que diz respeito ao transporte de animais em aviões e o levantamento sobre quais outros municípios já possuem legislação a respeito do tema estudado. Uma audiência pública, com data a ser definida, também deverá ser realizada. 

As reuniões do colegiado vão ocorrer sempre nas segundas-feiras, às 8h, na Sala de Reuniões Vereador Lauro Machado. Getúlio é o presidente da Comissão, com Bolinha de vice e Maneco na relatoria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. C@g@ndo para os bustos. Pessimo esta historia de gastar dinheiro publico para viagens estereis. Pessimo paço municipal viver de marketing. É infração dirigir veiculo ‘transportando […] animais […] à sua esquerda ou entre os braços e pernas;’. Guia, caixa de transporte são necessarios. O que é mais provavel acontecer? Vão liberar, mas não vão fiscalizar (não tem como). Dependendo do motorista vão ‘dar um jeitinho’ e daqui a pouco vai ter até galinha solta dentro do transporte publico. Para variar a constitucionalidade é debativel. Noticia boa é que Maneco, até semana passada, não concorre mais ao Casarão. Problema em pouco tempo terá 1/3 resolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo