DestaqueRegião

CACHOEIRA DO SUL. Defesa Civil do Município vai apoiar comunidades afetadas por ciclone no Estado

Equipe irá atuar em apoio à população de Caraá, que registrou três mortes

Por Patricia Miranda / Prefeitura de Cachoeira do Sul

Três agentes da Superintendência da Defesa Civil de Cachoeira do Sul trabalharão em apoio às comunidades afetadas pelo Ciclone Extratropical que atingiu a região metropolitana e litoral do Rio Grande do Sul na última semana. A equipe atuará em apoio ao Município de Caraá, que tem uma extensão de 292,5 km² de área e fica situado na região Litoral Norte do Estado, entre a serra, a metrópole e o mar.

O Município tem aproximadamente 8 mil habitantes, registrou três óbitos e segue com três pessoas ainda desaparecidas e 180 pessoas desabrigadas. As águas do Rio dos Sinos, que nasce na região, subiu cerca de 3 metros em pouco tempo, deixando um rastro de destruição.

Pessoas ficaram isoladas e houve destruição de moradias, estruturas e prédios públicos, atingindo ainda o cemitério da cidade e acessos decorrentes de danos e destruição de estradas e pontes.

A equipe de Cachoeira do Sul designada pelo prefeito José Otávio Germano é composta pelo superintendente Edson Neves Junior, o coordenador de operações, José Antônio Terra Júnior, e a coordenadora em Saúde, Simone Netto Mônego. Eles estarão em apoio ao Município tanto no atendimento às vítimas quanto no apoio técnico na elaboração de laudos e documentos necessários para as ações de resposta e reconstrução.

Frentes de trabalho

Os municípios afetados precisam trabalhar em duas frentes: a primeira na continuidade das ações de socorro, busca por desaparecidos, assistência às vítimas e pessoas afetadas e segunda está a questão técnica/burocrática, que é fundamental para que o Município afetado possa receber recursos para as ações de resposta e reconstrução através do Sistema Integrado de Informações de Desastres (S2ID). O prazo é de 10 dias para decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública, conforme a avaliação dos danos.

Importante

A Equipe de Resposta de Cachoeira do Sul também está levando ajuda humanitária através de doações arrecadadas pelo Grupo DeMolay de Cachoeira do Sul.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo