DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Saiba como está sendo elaborada a prova do Vestibular 2023 extraordinário da UFSM

Os cerca de 17 mil inscritos farão o seu concurso no próximo dia 9 de julho

Por Laurent Keller (com foto de Arquivo) / Da Agência de Notícias da UFSM

Depois de nove anos sem vestibular, a UFSM está a menos de um mês de realizar uma nova edição da prova. Com caráter extraordinário, neste ano o processo seletivo será realizado em julho, para ingresso em cursos que oferecem vagas para o segundo semestre, mas, já a partir de 2024, a ideia é que seja feito somente no início de cada ano, selecionando para os dois semestres letivos.

Regido pela Resolução UFSM N. 125, de 19 de abril de 2023, o vestibular acontecerá nos campi de Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, em um único dia, em dois turnos: de manhã, das 8h às 12h, e de tarde, das 14h às 18h. 

Serão ofertadas 458 vagas para os cursos lotados no campus Sede, em Santa Maria, 68 no campus de Cachoeira do Sul e 17 vagas no campus de Palmeira das Missões, todas distribuídas de acordo com a Lei de Cotas, que pode ser consultada no Edital.

Nesta nova edição da prova, os vestibulandos terão que desenvolver uma redação, que poderá ser em formato de artigo de opinião ou carta aberta, e responder a 86 questões de múltipla escolha, baseadas na Base Nacional Comum Curricular, conforme explica a Assistente em Administração do Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos (NISA), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Instituição, Fabrícia Iansen: “antes a prova era de conteúdo programático, agora é separada por habilidades da BNCC, [modificação] que precisou ser feita por causa do Novo Ensino Médio.”

Em decorrência das alterações feitas na educação básica, o vestibular da UFSM contará também com novas áreas, como Educação Física e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, expostas no quadro abaixo junto às demais esferas a serem abordadas.

Devido a tais aspectos, a prova estará mais próxima ao modelo utilizado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), comparado ao modo como era feito antigamente. Fabrícia comenta também que, assim como o ENEM, o tema da redação deve abordar pautas pertinentes à sociedade brasileira no contexto atual. Para auxiliar a produção textual, o vestibulando terá a sua disposição textos informativos e reflexivos acerca da temática, que servirão de base para o desenvolvimento de uma redação de no mínimo 20 linhas e no máximo 30. Saiba os critérios de avaliação da redação, acessando o Manual do Candidato.

Sem riscos de fraude

A fim de garantir a segurança da prova, assim que impressa, ela permanecerá guardada em cofres fechados até o dia de realização do vestibular, tornando o acesso ao documento mais difícil. Quanto à correção da prova de múltipla escolha, ela pode ser feita já um dia após a aplicação do exame, por meio de uma máquina específica para isso, enquanto as redações são corrigidas de acordo com os critérios estabelecidos no Manual, por corretores escolhidos através de edital e treinados para exercer essa tarefa. 

Também é por meio de edital, que a comissão responsável por criar as questões da prova é formada. Contando com 52 servidores, tanto docentes quanto técnico-administrativos, essa comissão dispõe de um espaço de acesso restrito para elaborar as questões, onde não há acesso à internet, nem mesmo nos computadores usados para redigir as perguntas. Caso queira acessar alguma bibliografia, a pessoa pode buscar informações em uma biblioteca particular, localizada dentro desse espaço privado. 

Após todas as perguntas serem criadas, elas passam por uma revisão geral e uma revisão de linguagem (etapa em que a prova está atualmente), nas quais podem ser exigidas alterações para os elaboradores. Posteriormente, as questões são diagramadas, para então passarem por uma auditoria, em que é feito um ‘’pente fino’’ em toda a prova. Somente depois de todo esse processo, os elaboradores realizam uma leitura final, antes que a prova seja impressa. Para estarem preparados para realizar tais atividades, os servidores precisam participar de uma capacitação com profissionais experientes na área.

Cronograma

21 de junho – Divulgação da Lista Preliminar das inscrições homologadas
29 de junho – Divulgação dos locais de prova
9 de julho – Aplicação da prova 
10 de julho – Divulgação do gabarito preliminar e caderno de questões
Classificação final – Data a ser definida
Confirmação de vaga e matrícula – Será divulgada em edital específico

Demais datas e informações podem ser obtidas no Edital e no Manual do Candidato.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo