ELEIÇÕES 2024. Jader Maretoli deixa o PSC e se filia ao PL em ato com o ex-presidente Jair Bolsonaro
Pastor se colocou à disposição da legenda para as eleições municipais
Por Maiquel Rosauro
O pastor Jader Maretoli, ex-candidato a prefeito de Santa Maria, agora está filiado ao Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. O ingresso na agremiação ocorreu na sexta-feira (23), em Porto Alegre.
Jader deixou o PSC devido ao fato de o partido ter sido incorporado pelo Podemos, o que provocou um desembarque da grande maioria das lideranças da sigla no Estado. A ida para o PL deve-se a convites que partiram, sobretudo, dos deputados federais Giovani Cherini – presidente da sigla no Rio Grande do Sul – e Bibo Nunes.
“As bandeiras do partido estão alinhadas com as bandeiras que defendo na política, bandeiras da família e conservadora. O PL tem projeto de crescimento para 2024, onde quer eleger no Estado, em mais de 100 cidades, prefeitos e vereadores, e para a eleição de 2026 voltar a ter um presidente da família e conservador”, explica Jader.
Em relação ao pleito do próximo ano, ele comenta que está à disposição da sigla.
“As duas últimas eleições municipais sempre estive presente, apresentando ideias e projetos para nossa cidade. Alcancei uma votação bastante expressiva perto das campanhas milionárias dos concorrentes. Continuo acreditando nos projetos e sempre sonhando com uma cidade melhor. Hoje, meu nome fica à disposição do partido para somar e, claro, continuo com o sonho e o projeto de uma Santa Maria melhor”, afirma Jader.
O pastor filiou-se ao partido em evento realizado no Auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa, com a presença de Bolsonaro. Além de eleger os 100 prefeitos, foi anunciado que a meta do PL no Estado é eleger também 80 vice-prefeitos e 500 vereadores em 2024.
Sexta legenda
O PL é o sexto partido da trajetória política de Jader. Ele já foi filiado ao PTB, Solidariedade, Republicanos, PSL e PSC. Além disso, tem sido um nome recorrente nas urnas nos últimos anos.
Em 2014, concorreu a deputado estadual pelo PTB. Em 2016, foi candidato a prefeito de Santa Maria pelo Solidariedade. Em 2018, pelo então PRB (hoje chamado Republicanos), tentou novamente uma vaga à Assembleia Legislativa. Em 2020, pleiteou o Executivo pelo Republicanos. Ano passado, tentou uma vaga à Câmara dos Deputados pelo PSC. Jamais se elegeu.
Se nunca ocupou cargo eletivo, Jader teve ao menos duas experiências em cargos de confiança. Entre 2011 e 2014, por indicação do PTB, atuou como coordenador da agência local da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine), no governo de Tarso Genro (PT). Já no início da gestão de Eduardo Leite (PSDB), em 2019, indicado pelo Republicanos, assumiu o cargo de secretário adjunto de Esporte.
Pai também ingressa no PL
Jorge Maretoli, pai de Jader e candidato à Assembleia Legislativa ano passado, também deixou o PSC e seguirá para o PL.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.