Por Pedro Pereira
Nesta quarta-feira (21), a partida entre Internacional de Santa Maria e São José, no Estádio Francisco Novelletto, em Porto Alegre, às 15h, dá início à Copa FGF 2023 – Troféu Rei Pelé. A competição é promovida pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e acontecerá paralelamente à Divisão de Acesso, em que o Alvirrubro se encontra na 6ª posição, em dez rodadas disputadas e, após a demissão de Ben-Hur Pereira, terá um técnico interino, o preparador físico Henrique Braibante (veja mais detalhes na parte final do texto).
Na chave inicial do Inter-SM e do Zeca, também estão o Monsoon, líder do grupo A do Gauchão Série A2, o Aimoré e o Novo Horizonte, de Esteio. O grupo B é encabeçado pelo Juventude e seguido pelo Passo Fundo, pelo São Luiz e pelo União Frederiquense. Já o grupo C é formado por São Borja, Novo Hamburgo, Pelotas, Real – de Tramandaí -, e Grêmio, que irá usar um elenco alternativo ao que disputa a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Em 2022, na última edição da Copinha – como o campeonato é carinhosamente apelidado pela comunidade do futebol gaúcho -, o time do Coração do Rio Grande se classificou para o mata-mata após garantir o 2º lugar do grupo A. Porém, nas oitavas de final, caiu para o Garibaldi nos pênaltis, por 4 a 2.
Formato da Copa FGF
A fase de grupos será disputada no modelo turno e returno, com cada time enfrentando somente os adversários do mesmo grupo. No fim desta etapa inicial, o 1º e o 2º colocados avançam ao mata-mata, como também os dois melhores 3ᵒˢ lugares do ranking geral. Em caso de empate na tabela ao final, os resultados serão definidos pelos seguintes critérios:
1°. Maior percentual de aproveitamento de pontos;
2º. Maior percentual de vitórias;
3°. Maior média de gols a favor;
4°. Menor média de gols sofridos;
5°. Menor média de cartões vermelhos;
6°. Menor média de cartões amarelos;
7º. Sorteio.
As quartas de final, as semifinais e a grande final serão disputadas em dois jogos, sem gol qualificado. Nos confrontos do mata-mata, o 1º lugar com melhor classificação enfrenta o 3º lugar com pior classificação, e assim sucessivamente – ou seja, as equipes melhores qualificadas enfrentam as piores.
O clube mais bem posicionado na tabela inicial terá o mando de campo na segunda partida desta primeira etapa do mata-mata, enquanto o adversário terá o domínio no primeiro embate. Nas semis, entretanto, o resultado das quartas será combinado ao da fase de grupos e será relevante para definir o mandante de cada duelo. Confira os critérios:
1°. Maior número de pontos;
2°. Maior número de vitórias;
3°. Maior saldo de gols simples;
4°. Maior número de gols a favor;
5°. Menor número de cartões vermelhos;
6°. Menor número de cartões amarelos;
7º. Sorteio.
O grande campeão da Copa FGF de 2023 – Troféu Rei Pelé, que recebeu este nome em homenagem ao Rei do Futebol, falecido no fim de 2022, garante vaga na Copa do Brasil de 2024. Da mesma forma, o vencedor do torneio disputa a Recopa Gaúcha da próxima temporada contra o Grêmio, que conquistou o Gauchão Série A deste ano em cima do Caxias.
O 2023 do Inter de Santa Maria
No domingo (18), o Alvirrubro do Coração do Rio Grande recebeu o líder da chave, Santa Cruz, em confronto válido pela décima rodada do Campeonato Gaúcho Série A2. No entanto, nem o recém-chegado Michel, que tem duas artilharias de Gauchão em seu currículo, marcando contra o Galo foi capaz de evitar a derrota por 2 a 1 no Estádio Presidente Vargas.
Até o momento, são 13 pontos em 3 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, resultando na 6ª colocação do grupo B. Acima do Inter-SM, estão: Pelotas e São Gabriel, ambos com 13 pontos; Lajeadense, próximo rival do clube santa-mariense pela Divisão de Acesso, com 15 pontos; Guarany, de Bagé, com 17 pontos; e, invicto, Santa Cruz. Abaixo, somente o Bagé, com 10 pontos, e o Guarani, de Venâncio Aires, com 3 pontos.
No elenco, são 11 jogadores que disputaram alguma primeira divisão estadual nesta temporada. Com este plantel, o Alvirrubro busca retornar à elite do futebol gaúcho depois de 12 anos desde sua última aparição na Série A. Logo após perderem para os santa-cruzenses, a direção do clube demitiu o técnico Ben-Hur Pereira e o auxiliar Tiago Lopes, que serão substituídos interinamente pelo preparador físico do time, Henrique Braibante.
Além do duelo diante do São José, nesta quarta-feira (21), já foi oficialmente divulgada a partida do clube de Santa Maria válida pela segunda rodada da Copinha. No dia 28 de maio, o Alvirrubro recebe o Aimoré – último colocado da primeira divisão do Campeonato Gaúcho deste ano e atual vice-lanterna do grupo H da Série D de 2024 -, no Estádio Presidente Vargas, às 15h. Mais informações sobre os confrontos serão noticiados pelo Site em breve.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.