Por Juan Grings
Depois de um período inativo, a equipe feminina da UFSM Futsal voltou em grande estilo às atividades. O projeto, que retornou oficialmente em maio de 2022, utilizou o ano passado para se estruturar e montar um time competitivo. Em 2023, a ideia era seguir na mesma pegada para disputar torneios maiores no ano seguinte, porém, com a maturidade dos envolvidos e uma espécie de pacto destes que ‘pegaram junto’ a estreia nos campeonatos oficiais já aconteceu neste ano. E muito bem.
Hoje já são 36 pessoas no projeto: metade atletas, metade comissão técnica. No grupo, a maioria esmagadora é acadêmica e vinculada à universidade. Com uma equipe robusta e bem assessorada, os resultados foram imediatos. Na Série Prata do campeonato estadual, as universitárias já estão na final e garantiram, no final de semana retrasado, o acesso à Série Ouro, que começa em agosto.
“Estamos conseguindo marcar um grande projeto de futsal feminino, levando a sério o desporto no naipe feminino, tanto no cenário regional quanto no estadual”, afirmou o treinador Igor Barbosa. A classificação ao nível máximo do futsal gaúcho confirma as expectativas da UFSM Futsal, que tem grandes ambições para a categoria feminina, como continua Igor:
“É um projeto que visa a abarcar grandes talentos que nós temos no futsal feminino aqui, trazer também estas pessoas para dentro dele e fortalecer. E por que não sonhar em disputar as finais da Série Ouro, se não neste ano, no próximo? Sonhar em disputar competições no nível nacional, que é isso que as competições da elite da federação proporcionam? Por que não colocar Santa Maria como referência nacional no futsal feminino? Esse é o nosso objetivo no longo prazo”.
Com a primeira divisão batendo à porta, agora a Federal corre para viabilizar a participação. Em um primeiro momento, busca parceiros que possam ajudar no valor da inscrição e nas viagens, que são mais complexas que as da Série Prata. Além do mais, é importante que o elenco seja maior. Por isso, o planejamento é que o projeto faça uma seletiva ainda neste mês de junho para encontrar novos talentos. Fique atento às redes sociais da UFSM Futsal para as datas.
A final da segunda divisão ocorre no próximo domingo. A equipe adversária será o Malgi, de Pelotas.
Inter-SM preocupa
Está ligado o alerta amarelo no Presidente Vargas. O Inter-SM, que ainda carece de um partida condizente com a equipe formada, perdeu de 3×1 para o Bagé, o qual, até então, ainda precisava garantir que não brigaria contra o rebaixamento. A dificuldade ofensiva santa-mariense é nítida até mesmo nas vitórias e, neste momento, o acesso parece um sonho distante na comparação com outras equipes. No próximo final de semana, o Alvirrubro, em casa, precisa fazer o que até agora ninguém fez: vencer o Santa Cruz – no que seria uma demonstração real de força dentro do campeonato. Em caso contrário, o risco de perder a posição no G4 torna-se real.
Anotou a placa?
O time sub-17 do Inter-SM aplicou um estrondoso 8×0 no Uruguaiana pelo Gauchão Sub-17 A2. A partida, que ocorreu no estádio Presidente Vargas no sábado, teve gols de: Patrola, Eduardo Noal, duas vezes, Cauã Pires, Gabriel Culpo, Carlos Callegaro, Niashy e Lorenzo Jobim. Os guris do Alvirrubro agora ocupam a primeira posição do Grupo A.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.