LUNETA ELETRÔNICA. Atendimento ao público LGBT+, a obra do Calçadão, Expointer e a presença da região
E ainda: concessionária da RSC 287 multada pela má qualidade do serviço
Por Paulo André Dutra
* Desde outubro de 2021, a Prefeitura oferece um serviço de saúde específico ao público LGBTQIAPN+: o Ambulatório Transcender.
* Fica na Rua dos Andradas, 1.397, sala 102, junto ao Ambulatório Municipal de Saúde Mental.
* Atualmente são 140 usuários em atendimento, sendo 35 novos acolhimentos apenas no primeiro quadrimestre deste ano.
* Presta atendimento globalizado e acompanhamento clínico, psicológico, psiquiátrico, odontológico, apoio na busca de emprego e formação a equipes de escolas do município.
* Grupos temáticos de acolhimento (adolescentes, arteterapia, adultos, afirmação de gênero), além dos atendimentos individuais fazem parte do trabalho do espaço, como pode ser conferido AQUI.
* Mais uma etapa na revitalização do Calçadão Salvador Isaia. Junto com a preparação para os decks de madeira plástica, instala-se a infraestrutura para a rede elétrica no canteiro central.
* Quem executa é a Construtora Continental, de São Paulo, com acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
* Vencida esta etapa, serão instalados os postes de iluminação pública e lixeiras, e também o paisagismo. Depois, paginação e pintura do piso.
* A Comissão Permanente da Expointer já começou a organização da 46ª edição da feira. O secretário Giovani Feltes reuniu as estidades produtoras nesta terça-feira (27).
* O principal evento do agro gaúcho está marcado para o período entre 26 de agosto e 3 de setembro em Esteio. Por conta dos casos confirmados de gripe aviária, não haverá exposição desses animais.
* A comissão que coordena o Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer homologou os participantes nesta quarta (28). Um dos espaços mais movimentados da feira, o espaço tem 372 empreendimentos previstos.
* Da região, são 15. Nenhum de Santa Maria. Agudo, Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul terão três cada. Tupanciretã, duas empresas. Cruz Alta, Dona Francisca, Nova Palma e São João do Polêsine, um representante. Confira a lista AQUI.
* A comissão de Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte e Participação Legislativa Popular da Assembleia ouviu nesta quarta-feira representantes da AGERGS sobre a RSC 287.
* A agência fiscaliza as concessões estaduais. A pauta foi a qualidade do serviço prestado nos 204 km entre Tabaí e Santa Maria pela concecionária Sacyr.
* Diretor de Qualidade da Agergs, Ricardo Pereira da Silva informou que seria definido um valor da multa à concessionária, que se somam às mais de 20 notificações e uma advertência já emitidas.
* Disse ainda que há um outro dispositivo no contrato que, a seu ver, é melhor que a aplicação de multa, já que todo o processo da multa pode levar de seis meses a um ano.
* Ele explicou que o dispositivo estabelece que, no reajuste anual da tarifa, seja usado o IPCA em 90% da tarifa e os 10% só serão concedidos se a concessionária atender integralmente os parâmetros de qualidade.
* Com isso, poderia haver uma redução no reajuste da tarifa. No entanto, o mecanismo não impede que as multas sejam aplicadas, conforme matéria disponível no site da AL.
Deck de madeira plastica. Ação dos raios UV em breve mostrará seus efeitos? Alas, Indigesto não pode mais jogar futsal. Se tomar bolada no lugar errado quebra dentes de muitos periodistas da cidade.