DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA: Cotrijuc, Ponte na Vila Schirmer e o PPP da iluminação pública de Santa Maria

Cooperativa de Júlio de Castilhos tem projeto aprovado no Fundopem

Nova fábrica da Cotrijuc está sendo construída no Distrito Industrial de Júlio de Castilhos em foto de outubro de 2022. Obra já está 62% pronta. Foto Ascom Cotrijuc

Por Paulo André Dutra

* A Cootrijuc, cooperativa agropecuária com sede em Júlio de Castilhos, teve projeto de expansão aprovado pelo Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem).

* A nova fábrica de suplementos minerais e rações para ruminantes terá capacidade de produção de 24 ton/hora, com investimento de R$ 19.343.512,00 em desonerações fiscais.

* Já em andamento, a obra está 62% concluída. Em funcionamento, deverá criar 35 novos empregos diretos.

* Além da Cotrijuc, outros nove projetos foram contemplados pelo Fundopem neste mês.

* A reunião mensal do Grupo de Análise Técnica (GATE) que confirmou os incentivos aconteceu na sexta-feira (2) e anunciados nesta terça (6) pelo Governo do Estado.

* A modalidade é o Fundopem Tradicional, que compreende o financiamento parcial do ICMS incremental, com posterior abatimento após período de carência.

* No Bairro João Goulart, uma ponte na Rua Fontoura Ilha foi reformada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

* Com 20 metros, a estrutura está localizada em trecho da via que é travessia de pedestres e de veículos sobre uma nascente do Rio Vacacaí-Mirim.

* “A obra foi necessária, pois há famílias que residem do outro lado do Rio e passam diariamente pela ponte. A estrutura nova está bem reforçada para garantir mais segurança à população”, explica o secretário Wagner da Rosa.

Ponte completamente reformada sobre nascente do Rio Vacacaí-Mirim na Vila Schirmer. Foto João Vilnei / Prefeitura de Santa Maria

* Encaminhado ao Legislativo o projeto de parceria público-privada para modernização da iluminação pública de Santa Maria.

* A entrega dos dois projetos sobre o assunto foi feita pelo vice-prefeito Rodrigo Décimo ao presidente da Câmara, Givago Ribeiro, durante a tarde desta terça-feira (6).

* Durante a manhã, a estrutura da iniciativa havia sido apresentada aos vereadores em reunião no Itaimbé Palace Hotel.

* Representantes do consórcio Houer Consultoria e Viana Castro Advogados, acompanhados de uma equipe do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), fizeram a exposição.

* Foram respondidas dúvidas dos vereadores e apresentados dados referentes à eficientização da iluminação pública com a implementação de lâmpadas de Led em aproximadamente 28 mil pontos de luz na cidade e nas áreas rurais.

* A líder de projetos da Houer, Deishi Santos, explicou que a PPP não se resume apenas à modernização, mas também à operação, expansão e à manutenção do parque de iluminação.

* Mais informações podem ser conferidas AQUI.

Vice-prefeito Rodrigo Décimo na apresentação do projeto de parceria público-privada para modernização da iluminação pública. Foto Prefeitura de Santa Maria / Divulgação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo