LUNETA ELETRÔNICA. Vestibular da UFSM, reforma do Museu do Imigrante, prêmio para os pesquisadores
Publicado o edital para ações controladas durante o vestibular extraordinário
Por Paulo André Dutra
* Chamada pública publicada nesta sexta-feira (9) no site da UFSM abre inscrições para interessados na realização de ações controladas no campus durante o vestibular extraordinário da instituição.
* A prova que marca o retorno do processo vestibular acontece em 9 de julho.
* O edital contempla atividades, produtos e comodidades ofertadas aos candidatos e acompanhantes.
* No rol de sugestões estão ações de saúde humana e animal (como verificação de pressão, testes rápidos e pesagem), bem-estar (caneta, água, erva-mate, espaço de descanso, etc) e de acompanhamento (transmissão e distribuição de brindes).
* Propostas diferentes das sugeridas serão avaliadas pela Pró-Reitoria de Graduação. A comercialização de produtos e serviços é vedada.
* Serão disponibilizados, no campus da UFSM, 21 módulos: 5 de 8x8m e 11 de 4×4 metros, no espaço ao lado do planetário.
* O cadastramento das propostas vai até 26 de junho por meio de preenchimento do formulário online. Edital disponível AQUI
* Este edital só vale para o vestibular no campus de Santa Maria. Os demais serão contemplados em chamada pública específica.
* Se o clima permitir, começa na segunda-feira (12) a restauração do Monumento do Imigrante, localizado no distrito de Arroio Grande.
* Inaugurada em abril de 2008, o trabalho será feito pelo autor da obra, o artista visual Juan Amoretti. Possui 4,20 metros de extensão e 4 metros de altura.
* O município custeará a reforma por meio de emenda impositiva da vereadora Anita Costa Beber (Progressiva) no valor de 75 mil reais.
* Após 15 anos, a obra apresenta desgaste dos materiais e sujidade aparente, o que resulta em mudança nos seus aspectos originais, justifica o material de divulgação da Prefeitura (que pode ser conferido AQUI
* “O monumento tem relevância turística, cultural, histórica e artística para a cidade de Santa Maria devido ao que representa e, também, em razão de ser obra de um importante artista da cidade, Juan Amoretti, o que justifica a necessidade de sua recuperação”
* A fala é da secretária Ticiana Fontana, da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
* Juan Amoretti inspirou-se no legado dos imigrantes, expressando em sua obra a saudade, a expectativa, a esperança e a conquista de novas terras para um futuro promissor às futuras gerações.
* A Fundação de Amparo Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) lançou a 13ª edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho.
* O objetivo é reconhecer o trabalho de pesquisadores por suas relevantes contribuições ao desenvolvimento do Estado em diversas áreas do conhecimento.
* Além disso, a fundação também promove o 5° Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), por meio do programa Educar para Inovar.
* O Educar para Inovar é o primeiro programa de educação inovadora no Estado a receber a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
* A premiação reconhece estudantes gaúchos que se destacaram em olimpíadas do conhecimento e competições científicas nacionais e internacionais.
* As indicações ao Prêmio Pesquisador Gaúcho podem ser realizadas de 9 de junho a 27 de julho. Informações e regulamento AQUI
* A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 31 de outubro.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.