Por Claudemir Pereira / Editor do Site
O MDB santa-mariense, em reunião de seu Diretório, decidiu que a solução para realmente fortalecer o partido na cidade, num processo que leva à estruturação de sua gestão, é a formação de Comitês. Assim, conforme Antonio Carlos Lemos, vice-presidente do partido e que dirigiu o encontro da última segunda-feira, foram estabelecidos cinco colegiados. Eles vão tratar de Diversidade, Juventude, Mulher, Meio Ambiente e Movimento Comunitário.
Não foi este, claro, o único tema discutido pelos emedebistas. Outro foi a questão da chapa para a Câmara de Vereadores em 2022. A ideia é, no encontro que haverá dentro de 10 dias em Santa Maria,s fazer contato com a Fundação Ulysses Guimarães, braço doutrinário do MDB, buscar audílio para a formação dos candidatos da agremiação ao Legislativo.
Afinal, como relatou Lemos, o MDB terá “realmente 22 vagas e elas vagas tem que ser preenchidas com realmente companheiros bem preparados pra disputar uma eleição que nós teremos no ano que vem.” E o dirigente avança: “além disso, nós vamos estabelecer alguns compromissos de todos os filiados para que realmente sejam encaminhados durante esse segundo semestre e no ano que vem”, a fim de que “estejamos preparados para um enfrentamento bem forte das eleições que, realmente, serão difíceis.”
Um terceiro tema discutido foi a relação com a bancada. A direção se reuniu com os vereadores e, como diz Lemos, foi muito produtivo. Com a colocação da necessidade de as bandeiras do partido serem defendidas pelos parlamentares no Legislativo.
Com declarou o dirigente, a reunão foi “altamente positivo”. E mais: “podemos dizer que há muito tempo não se via entrosamento da bancada, com respeito para alguns pontos que cada um dos vereadores levantam, mas a uniformização em torno do partido MDB foi o que mais se salientou”.
Sobre a sucessão municipal, o vice-presidente emedebista deixou claro que, embora a candidatura a prefeito, do secretário estadual de Assistência Social e deputado Beto Fantinel, seja algo já posto, no encontro da segunda-feira houve a citação de outros nomes, como Tubias Callil e Marta Zanella, que também poderão ser apresentados.
De todo modo, segundo Lemos, o importante é ver o MDB como protagonista no próximo pleito, ao contrário das últimas campanhas, em que a sigla apenas concorreu a vice. Desta vez, concluiu o diritente emedebista, “nós pretendemos realmente fazer o esforço pra que tenhamos um nome que desponte a favor, buscando o melhor para Santa Maria.”
A reunião do Diretório do MDB foi dirigida por Antonio Carlos Lemos, secretariada por Marta Zanella, e com a presença do líder da bancada, Rudys Rodrigues, e o presidente de honra do partido, Jaime Homrich.
Alas, dizem que encontraram um fossil de um dinossauro com outro fossil de osso na boca.
Lemos esqueceu do Comite Paleontologico.