Da Assessoria de Comunicação Institucional da Receita Federal
Terminado o período de entrega da Declaração de Imposto de Renda 2023, 77.600 residentes em Santa Maria entregaram a declaração no prazo, que era até dia 31 de maio, até às 23h59min.
Em Santa Maria era esperado que 75.000 contribuintes declarassem. Além das 77.600 declarações originais, foram decepcionadas também 7.872 declarações retificadoras, somando 85.472 declarações entregues. A declaração retificadora é aquela entregue caso o contribuinte note algum erro na declaração já entregue, como ausência de alguma informação, e substitui integralmente a declaração original.
Dos 77.600 contribuintes, 6.013 deixaram para entregar no último dia.
A utilização da declaração pré-preenchida teve uma boa aceitação em Santa Maria, representando 30% das declarações entregues. A meta da Receita Federal era que 25% das declarações fossem entregues utilizando esse recurso.
O uso do PIX para receber a restituição também teve boa aceitação em Santa Maria, 29% dos declarantes com direito à restituição escolheram receber por PIX.
Quanto ao modelo de tributação utilizado, houve quase um empate, uma vez que 48% das declarações foram entregues no modelo por deduções legais e 52% foram entregues no modelo simplificado.
Quando ao resultado da declaração, 58,82% dos declarantes terão restituição, 22,41% terão valores a pagar e 18,77% não pagam nem recebem.
Não declarei, e agora?
A partir de agora quem estava obrigado a entregar a declaração e não o fez ainda pode fazer, mas pagará uma multa de valor mínimo de R$165,74 e no máximo, 20% do imposto de renda. O próprio programa do imposto de renda faz o cálculo do valor da multa, que deve ser paga em até 30 dias após a entrega da declaração em atraso. . Quem vai entregar com atraso deve ter especial atenção para o modelo de tributação escolhido, se por deduções legais ou simplificado, pois ele não poderá ser alterado.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.