29ª Feicoop: mais uma grande festa da economia solidária – por Jorge Pozzobom
SM é sede, ‘mas é importante dizer que o movimento atinge toda a região’
Mais uma vez, a nossa Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop) foi um grande sucesso. Cerca de 150 mil pessoas passaram pelo Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter na 29ª edição, realizada de 7 a 9 deste mês, para conhecer os produtos dos mais de 600 expositores que participaram do evento. E o meu vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu fizemos questão de prestigiar a Feicoop pessoalmente, passeando entre os estandes, conversando com as pessoas e prestigiando esse trabalho que tanto nos orgulha.
Santa Maria é a Capital da Economia Solidária, e esse reconhecimento só é realidade devido a um trabalho que reúne amor, solidariedade e confraternização. Essa 29ª edição foi prova disso. Para vocês terem uma ideia, recebemos visitantes dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, e de outros sete países, como Argentina, Bolívia, Equador, Hungria, Uruguai, Venezuela e Taiwan.
Quero agradecer, de coração, aos nossos servidores da Prefeitura, que trabalharam intensamente na organização da Feicoop, em especial ao meu chefe de Gabinete, Alexandre Lima, que esteve à frente, junto com as secretarias municipais, da organização dessa grande feira.
A preparação começou bem antes do final de semana, com a realização de serviços de infraestrutura no local, terraplanagem da área, cortes de grama, instalação da praça de alimentação, montagem de tendas, manutenção do sistema de iluminação, entre outros serviços realizados para que tudo ocorresse com segurança. Além disso, aumentamos a área coberta da feira em 2 mil metros quadrados, o que foi importante, principalmente devido à chuva do primeiro dia.
Santa Maria é sede da Feicoop, mas é importante dizer que o movimento da feira atinge, economicamente, toda a região, demonstrando e valorizando a nossa agricultura familiar, setor pelo qual tenho imenso carinho. Por meio da nossa Feira Internacional do Cooperativismo, demonstramos, na prática, o resultado de esforços realizados durante um ano inteiro, por pessoas daqui, da nossa terra, do Coração do Rio Grande.
Reforço que fiz questão de representar a Prefeitura na Feicoop pessoalmente. Não delego essa missão para ninguém. E, mais uma vez, parabenizo todos os envolvidos nessa grande festa que foi a 29ª edição, além da Prefeitura, o projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e aos deputados que destinaram emendas parlamentares para o evento, tornando a Feicoop possível.
A 29ª Feicoop terminou há poucos dias tendo sido um grande sucesso. Mas, é claro, que já estamos com o olhar voltado para a edição de 2024, quando a Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária completará 30 anos. Juntos, vamos celebrar três décadas desse que é o maior evento do gênero na América Latina, que é de Santa Maria e de todos nós. E que será maior ainda no ano que vem. Até breve, até lá!
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.