Por Maiquel Rosauro
Os parlamentares de Santa Maria aprovaram, em sessão extraordinária, nesta terça-feira (11), o Projeto de Lei Complementar 9/2023, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a Prefeitura a celebrar uma parceria público-privada para serviços de iluminação pública. A iniciativa prevê a realização de uma licitação para a contratação da empresa que realizará o serviço.
“Para a população que ainda não entendeu, será realizada a troca de 28 mil pontos de iluminação pública – centro, bairros e distritos de Santa Maria por iluminação LED – a mesma que foi colocada na Avenida Rio Branco. A empresa que ganhar esse leilão terá um ano para trocar toda a iluminação pública de Santa Maria, de praças e parques por iluminação LED”, disse o vereador Alexandre Vargas (Republicanos), líder do governo na Câmara.
A vereadora Helen Cabral (PT), que votou contra, prometeu fiscalizar o futuro contrato.
“Votei contrária por todo processo que não teve transparência e democracia. Não tivemos oportunidade de vistas nesta Casa. Como vereadora de oposição, vou fiscalizar. Quando se fala em 28 mil pontos, são poucos, não é verdade que é muita coisa, não é verdade essa ilusão toda que está sendo vendida”, disse Helen.
O projeto prevê que a prestação de serviço ocorra em vias públicas (ruas, avenidas, túneis…) e bens públicos destinados ao uso comum do povo, como paradas de ônibus, praças, parques e jardins. A matéria autoriza a Prefeitura a vincular receitas da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (CIP) para pagamento e garantia da concessão.
A previsão é de que a concessão tenha duração de 24 anos.
A matéria recebeu 16 votos favoráveis e dois contrários. Abaixo, confira como cada parlamentar votou.
A favor:
Adelar Vargas – Bolinha (MDB), Admar Pozzobom (PSDB), Alexandre Vargas (Republicanos), Anita Costa Beber (PP), Danclar Rossato (PSB), Getúlio de Vargas (Republicanos), Givago Ribeiro (PSDB), João Ricardo Vargas (PP), Juliano Soares – Juba (PSDB), Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Manoel Badke – Maneco (UB), Pablo Pacheco (PP), Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB), Tony Oliveira (Podemos), Tubias Callil (MDB) e Werner Rempel (PCdoB)
Contra:
Helen Cabral (PT) e Marina Callegaro (PT)
Ausentes:
Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Roberta Pereira Leitão (PP) e Valdir Oliveira (PT)
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.