
Por Assessoria de Imprensa da UFSM
Com o propósito de auxiliar no processo de desenvolvimento regional, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG conceberam e estão executando o projeto Aceleração Regional.
Com coordenação acadêmica do Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA), da UFSM Campus Palmeira das Missões, e administrativa da Fundação de Apoio à Tecnologia e a Ciência (Fatec), a iniciativa Aceleração Regional já entregou diversos estudos que estão servindo como subsídio para as discussões relativas aos desafios, oportunidades e potencialidades em municípios do Extremo Oeste Catarinense, da Região Alto Uruguai e da Região da Produção do Rio Grande do Sul.
A pesquisa iniciou no ano de 2019 e já conta com um conjunto de informações estratégicas, dados econômicos, ambientais e sociais que permitem observar como as comunidades se desenvolveram e evoluíram nos últimos 15 anos.
Neste contexto, por considerar que este esforço pode ajudar ainda mais no processo de planejamento estratégico dos municípios, a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) solicitou os dados completos da pesquisa. O presidente da Amzop, Antônio Reginaldo Ferreira da Silva, elogiou a elaboração do diagnóstico, “que servirá de suporte para muitas de nossas ações, inclusive são dados referência que nos ajudarão na busca de investimentos à região. Além disso, de forma individual aos municípios pesquisados, os números serão muito úteis também para avaliar deficiências e oportunidades. Os gestores poderão aproveitar o estudo para estratégias de crescimento, investimentos e valorização das potencialidades”.
A presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná, ressalta a satisfação em ver o interesse da Amzop pelos dados levantados através do Aceleração Regional.
“Que alegria sabermos que esta instituição, que é a maior associação de municípios do Estado, irá utilizar as informações coletadas neste projeto e que querem aproveitar as oportunidades e as dificuldades apresentadas através dos números, pensando em alternativas para os desafios”, salienta Angelita.
Da mesma forma, o presidente da Sicredi Região da Produção RS/SC/MG, Saul João Rovadoscki, também reforçou a importância desta parceria.
“Apoiar e promover o desenvolvimento dos municípios da nossa região é um das nossas principais missões e preocupações enquanto cooperativa inserida na comunidade. E os diagnósticos elaborados, que agora estão sendo disponibilizados também à Amzop, certamente vão contribuir muito para isso, pois contêm uma base muito rica de dados, que poderão ser utilizados na construção de estratégias e direcionamentos para alavancar o desenvolvimento regional”.
Para o coordenador científico da pesquisa, professor da UFSM Palmeira das Missões Nilson Luiz Costa, disponibilizar os dados e as análises já realizadas no âmbito da iniciativa Aceleração Regional pode ajudar a Amzop, os municípios filiados e a iniciativa privada a pensarem em ações voltadas ao empreendedorismo, inovação, planejamento do desenvolvimento regional e, sobretudo, em ações focadas na melhoria nas condições de vida e bem-estar da população.
“Assim, se fortalecem os basilares desse processo, principalmente, a ação coordenada, a cooperação e a união de esforços em torno de um objetivo comum”, frisa Costa, que atuou na pesquisa junto com um grupo de pessoas, resultando em um esforço coletivo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.