DestaqueEducação

IFFAR. Reitora Nídia Heringer, Maria do Rosário e Marina Callegaro debatem campus em Santa Maria

Município tem a necessidade da expansão de cursos técnicos na região Oeste

Vereadora Marina Callegaro, reitora do IFFar Nídia Heringer e a deputada federal Maria do Rosário, na sexta-feira (21). Foto Divulgação

Por Assessoria de Comunicação do IFFar

Reunião realizada no Gabinete da Reitoria, na sexta-feira (21), com a deputada federal Maria do Rosário (PT), discutiu o fortalecimento da rede federal e a criação de novos campi do IFFar, entre os quais Santa Maria e campus pluriétnico. Também participaram do encontro a Reitora do IFFar Nídia Heringer, a vereadora santa-mariense Marina Callegaro (PT).

Nídia iniciou a reunião enfatizando a importância da pauta que tem sido amplamente apoiada pela sociedade de Santa Maria, explicando sobre a necessidade de expandir as oportunidades de cursos técnicos em diversas áreas na região oeste da cidade. A reitora acredita que com a instauração pelo legislativo municipal da frente parlamentar em defesa do IFFar Campus Santa Maria serão propostos novos momentos de debate com o poder público e a comunidade local a respeito da instalação de unidade educacional do IFFar no município.

Maria do Rosário expressou seu compromisso em fortalecer os Institutos Federais (IFs), não apenas onde eles já estão estabelecidos, mas com a ampliação da oferta de cursos em novas localidades. “O nosso objetivo aqui é reforçar o fortalecimento dos IFs onde eles já existem, mas também expandir. Santa Maria tem a reitoria do IFFar, mas não tem um campus para atender estudantes. O sonho e a luta de Santa Maria é por também instalar um campus do IFFar”, disse.

A vereadora Marina Callegaro, autora na Câmara de Vereadores de Santa Maria da iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Campus IFFar em Santa Maria, anunciou a instauração da frente parlamentar nesse segundo semestre, e propôs que a reunião seja realizada na própria reitoria do IFFar com a participação dos vereadores. Ela destacou a importância da união do legislativo municipal, órgãos governamentais e sociedade civil pela criação de campus do IFFar na cidade.

“Estamos muito animados com a criação da Frente, porque ela vai envolver o legislativo municipal, órgãos governamentais e não governamentais e também a nossa sociedade civil, porque ela também precisa saber da importância do Instituto Federal Farroupilha. Hoje já existe a reitoria em Santa Maria, mas a criação do campus será benéfica para a sociedade civil. A visita institucional ao IFFar junto a Deputada Federal Maria do Rosário, fortalece a importância do campus para Santa Maria”.

Nídia também solicitou o apoio especial da deputada Maria do Rosário para a proposta de criação de um campus pluriétnico com ênfase em culturas tradicionais, que atenda as demandas de qualificação e formação profissional dos povos originários.

A deputada colocou-se à disposição do IFFar para somar esforços junto ao Congresso Nacional e ao executivo federal, a fim de viabilizar a ampliação da oferta de vagas na educação profissional e tecnológica, com especial atenção à implantação do campus em Santa Maria e ao apoio parlamentar para a criação do campus pluriétnico. Nesta pauta vai intermediar uma agenda em Brasília, no mês de agosto, para que a instituição possa levar a proposta de criação deste campus. Ela ressaltou a importância dos Institutos Federais para o presidente Lula e o planejamento para o fortalecimento da rede federal.

A Pró-reitora de Extensão do IFFar, Angela Marinho, também presente na reunião, solicitou o apoio da deputada para intermediar agendas no Ministério do Turismo, visando tratar de pautas relacionadas ao Projeto Geoparque Raízes de Pedra. Angela Marinho explicou sobre projetos institucionais em estágio avançado, envolvendo iniciativas parceiras e geoprodutos, além de ações que necessitam de apoio do governo federal para implementação.

A reunião realizada com a deputada Federal Maria do Rosário e a vereadora Marina Callegaro, possibilitou somar parcerias nos âmbitos legislativos municipal e federal na busca por uma educação profissional e tecnológica mais abrangente e inclusiva.

Também participaram do encontro o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, Carlos Lehn; a Chefe de Gabinete da Reitoria, Dalva Pillar; o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da PRDI, Gabriel Garcia; a Diretora de Ensino da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), Andriéli Hedlund Bandeira, e o Assistente Parlamentar da deputada Maria do Rosário, Nícolas Alcântara.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. E, obvio, reitora de uma instituição federal publica utilizando do cargo para ‘levantar a bola’ de politicas do PT, sendo que uma dela provavelmente será candidata ano que vem. Muito ‘republicano’. Paulo Burmann fez escola.

  2. ‘[…] criação de um campus pluriétnico com ênfase em culturas tradicionais, que atenda as demandas de qualificação e formação profissional dos povos originários.’ Ou seja, bastante ideologica e nada republicano.

  3. ‘Município tem a necessidade da expansão de cursos técnicos na região Oeste’. Necessidade baseada no quê? Na ‘vontade politica’?

  4. ‘Santa Maria tem a reitoria do IFFar, mas não tem um campus […]’. Ou seja, para justificar a reitoria aqui cria-se um novo campus.

  5. ‘O sonho e a luta de Santa Maria é por também instalar um campus do IFFar’ Maria do Rosário não tem procuração para falar em nome da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo