DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Dois editais da Calourada do 2º semestre, fios da Acampamento, calendário da soja

Ainda: a agenda das feiras de produtor e os esquecidos da Nota Fiscal Gaúcha

Por Paulo André Dutra

Abertura dos envelopes para interessados em fazer shows na Calourada é nesta terça (18). Para praça de alimentação, edital foi publicado na segunda (Foto João Alves/Prefeitura)

* Primeiro, a publicação do edital para seleção dos shows da Calourada (a abertura dos envelopes será nesta terça-feira, às 10 horas. Informações AQUI). Agora, é a praça de alimentação.

* Foi publicado nesta segunda-feira (17) o edital para cadastro dos empreendimentos interessados em participar do evento que acontece de 7 a 10 de agosto.

* O processo é por modalidade de sorteio de 14 lotes, no total. São seis lotes de aproximadamente 15 metros quadrados e oito lotes com cerca de 25 metros quadrados.

* Serão três grupos de comercialização, com investimentos, formatos e tamanhos de lotes diferenciados. O prazo para inscrição vai até sexta-feira (21). Confira detalhes no site da Prefeitura.

Mutirão para a retirada dos fios em desuso da Rua do Acampamento recomeça nesta terça-feira (18) e o trânsito sofre alterações (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

* A chuva da última quarta-feira não deixou que chegasse ao fim a retirada dos fios em desuso da Rua do Acampamento. O trabalho acontece nesta terça-feira (18) das 8 às 17 horas.

* Com isso, o trânsito sofre alterações. Os trechos onde as equipes estarão trabalhando terão bloqueio na faixa exclusiva dos ônibus, que trafegam na pista central.

* A parada em frente à antiga USE, entre as ruas José Bonifácio e Gaspar Martins, será temporariamente suprimida. Os usuários precisarão buscar outros pontos, segundo orientação da Prefeitura.

* Grande parte das empresas deve começar a partir da Rua Tuiuti, mas algumas precisam terminar o serviço nas quadras anteriores. A empresa que não participar pode ser multada em R$ 15 mil por dia.

* Tem prêmio da Nota Fiscal Gaúcha de abril, sorteados para consumidores aqui da região, que ainda não foram resgatados. O prazo vai até 31 de julho.

* São dois premiados de Santa Maria e um de Júlio de Castilhos. Os valores são de R$ 500. A relação e as orientações podem ser conferidas no site do Governo do Estado.

* Confira AQUI o cronograma de feiras de produtos coloniais e direto do produtor, apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural. São várias opções de locais e datas.

Manter as lavouras sem plantas “guachas” no vazio sanitário é medida para controle da ferrugem asiática (Foto Ivo Dahlke/Emater)

* Os sojicultores gaúchos estão tentando mudar o calendário da cultura para a próxima safra. Isso por que houve uma redução de 40 dias no período de semeadura em relação à safra anterior.

* Iniciado em 3 de julho, o vazio sanitário vai até a 30 de setembro. Em 1 de outubro começa o período de semeadura, com fim em 8 de janeiro. No ano anterior foi até 18 de fevereiro.

* Segundo alegam os representantes do setor, o calendário vigente reduz a possibilidade de semeadura e inviabiliza a safrinha de soja. Solicitam a volta ao prazo anterior.

* Com apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, a demanda foi levada ao Ministério da Agricultura, responsável por definir o calendário através de portarias.

* A calendarização de semeadura começou no Estado em 2021 e do vazio sanitário em 2022. A medida busca erradicar a ferrugem asiática e reduzir o uso de herbicidas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Remoção de fios em desuso deixou clientes da Oi, em regiões do bairro Dores pelo menos, sem internet durante a tarde de hoje.

    Retirar fios é uma medida boa. Mas:

    1) Não deve afetar os serviços que funcionam. Se for afetar, deveriam comunicar com antecedencia. Ficar sem internet gera prejuizo. Quem paga??

    2) Por que começar pelo centro, onde as operadoras possuem trechos importantes de suas redes de fibra optica? Tem muito menos fios em desuso nos bairros. Seria mais simples, rápido e cobririam uma area maior se começassem pelos bairros. Preferem começar mexendo no vespeiro da area central e acabam deixando pessoas sem internet. Prejuizo é entubado pelo cliente… Eu sei o motivo pra começarem pelo centro: usar como propaganda.
    Alias, vale o mesmo para a iluminação com lampadas de Led. Quando os bairros poderão ter iluminação de Led? Todos pagam a contribuição de iluminação, porque começar a trocar luminarias no centro? Poderiam começar pelos bairros também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo