LUNETA ELETRÔNICA. Lançamento do LabCriativo, nomeações no IFFar e preços do mercado da carne
Com oferta recorde de carnes e consumo em baixa, preços estão em queda
Por Paulo André Dutra
* Um prédio com muita história na região ferroviária, o Mercado da Vila Belga sedia o LabCriativo (foto ao lado, de Ariéli Ziegler/Prefeitura) iniciativa intersetorial para promover encontros voltados à criatividade, ao conhecimento e à tecnologia.
* O lançamento do LabCriativo será na próxima quinta-feira (3), às 18 horas, com a palestra “O que faz uma cidade ser criativa? Convertendo criatividade em potencial de negócios”.
* Será ministrada pela consultora e especialista em cidades criativas, Ana Carla Fonseca. Administradora, economista e doutora em Urbanismo, faz parte de projetos de economia criativa para mais de 30 países, e também para ONU e BID.
* Para participar, é necessário inscrever-se com a Secretaria de Cultura pelo telefone (55) 3174-1561. As vagas são limitadas.
* O Instituto Federal Farroupilha homologou o resultado final do último concurso público para técnicos administrativos em educação (TAE).
* De acordo com a Diretoria de Gestão de Pessoas da instituição, nos a nomeação dos candidatos aprovados no Diário Oficial da União (DOU) acontecerá nos próximos dias. Confira a lista AQUI.
* Na cadeia produtiva da carne (foto ao lado, de Reprodução), enquanto consumo e preços caem, oferta e exportação aumentam. É uma reação em cadeia.
* Segundo a Conab, a produção de carnes de aves, suínos e bovinos chega em 2023 a 29,6 milhões de toneladas, a maior da série histórica.
* Mesmo com exportações em torno de 9 milhões de toneladas (também recorde), a oferta doméstica tem aumento de 2,4%. Combinado com a queda no consumo, o resultado é queda nos preços.
* O IPCA indica redução média de 5,9% no preço das carnes em 2023. No Rio Grande do Sul, de julho/22 a julho/23, a redução dos preços é de 8,3%, segundo o Nespro/UFRGS.
* Como reflexo, os preços no campo têm caído. Em relação a julho de 2023, o preço do quilo vivo do boi tem redução de cerca de 19%. Aqui na região, passou de R$ 10,91 para R$ 8,89, e continua caindo semana a semana.
* Tudo isso tem a ver com o movimento da economia durante a pandemia. Mesmo com a redução, os preços atuais da carne de boi continuam 30% acima do praticado em janeiro de 2020.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.