LUNETA ELETRÔNICA. Retirada dos fios em desuso, as feiras desta semana, Descarte Legal, saúde bucal
Como fica trânsito no centro para retirar fios; volume de materiais reciclados
Por Paulo André Dutra
* Se não chover, começa nesta terça-feira (11) o mutirão para retirada de fio inservíveis de internet e telefonia nos postes da cidade.
* Até quarta-feira (12), das 8 às 17 horas, o trânsito no entorno da Rua do Acampamento sofrerá alterações, conforme o andamento do trabalho.
* O mutirão parte da esquina com a Venâncio Aires e vai até a Avenida Medianeira, quadra a quadra. A faixa exclusiva do transporte coletivo terá trechos bloqueados, devendo os ônibus trafegar nas demais faixas nestes períodos.
* Quem retira o material serão as empresas detentoras dos fios e cabos, supervisionadas pelos diversos setores da Prefeitura. O Ministério Público determinou multa de R$ 15 mil caso alguma empresa não compareça.
* Quinzenalmente, duas vezes por semana. A próxima via será a Dr. Bozano nos dias 25 e 26 de julho. Confira AQUI o cronograma.
* Em dois meses desde que foi lançado, o Programa Descarte Legal arrecadou 110 toneladas de resíduos recicláveis por meio da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (ASMAR).
* Os primeiros meses são de adaptação, considera o responsável pelo programa, engenheiro Ivan Nazaroff, que destaca a separação inadequada como um problema a ser enfrentado.
* “Nas áreas atendidas pela coleta noturna, foi constatado um volume menor de materiais recicláveis, e uma porcentagem maior de contaminação por materiais orgânicos”, aponta.
* O segundo mês da iniciativa registrou 1.868 quilômetros rodados com o caminhão de coleta, entre os bairros e os condomínios cadastrados para a Coleta Seletiva.
* A Coleta Seletiva é feita de duas formas: Porta a Porta e Ponto a Ponto. Confira no site da Prefeitura a diferença entre os modelos e como se cadastrar.
* As feiras de produtos coloniais e da agricultura familiar voltam à sua programação normal nesta terça-feira, após a 29ª Feicoop.
* Serão 15 pontos em toda cidade com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, mais o brique da Vila Belga no domingo (16). Confira a agenda.
* Pessoas hospitalizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde em Santa Maria terão tratamento de saúde bucal adequado às suas necessidades.
* Proposta pelo vereador Alexandre Vargas (Republicanos), a lei que institui a política integrada para o tema foi sancionada pelo prefeito Jorge Pozzobom nesta segunda-feira (10). O texto está disponível no site da Prefeitura.
* Na assinatura, além do vereador autor do projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores, participaram o vice-prefeito Rodrigo Décimo e o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez.
Larry, Moe e Curly-Joe. Mais uma medida para ingles ver.
Fios em desuso, exceção aos que provocam riscos a segurança, é assunto secundário. Preocupação puramente estética (ou seja, cortina de fumaça). Há que se combinar que a funcionalidade na aldeia deveria ter prioridade. No que se chega ao proximo pleito, o proximo alcaide idealmente seria um dentista. Para obturar as vias cariadas da urb.