Por Claudemir Pereira (com imagem de Reproduçao) / Editor do Site
São exatas cinco as demandas coligidas pelos militantes de Santa Maria do MDB. Algumas têm a ver com o governo, outras dependem do partido e há até as que são apenas e tão somente declarações de intenção.
Esse quinteto de, digamos, pedidos se junta às demandas aprsentadas pelos militantes emedebistas dos outros 11 municípios da Coordenadoria da Região Centro da sigla. O documento (que você lê mais abaixo) deverá ser entregue ao presidente estadual do MDB, Fábio Branco, e ao vice-governador Gabriel Souza, no encontro de mobilização que acontece neste sábado em Santa Maria.
A seguir, as reivindicações específicas dos militantes do MDB da boca do monte, como está no documento:
“- Coordenadoria Regional da Agricultura retorne para ter sede em Santa Maria. Hj no Alegrete;
– Viabilizar junto á concessionária ROTA DE SANTA MARIA que o tempo de duplicação da RSC 287 seja reduzida em dez (10) anos;
– Priorizar os recursos financeiros necessários para revitalização e manutenção das Unidades de Educação em projetos já em andamento;
– Buscar junto ao Governo Federal a possibilidade de retorno da ESA – Escola de Sargentos, ainda não implementada, para compor as Unidades do Exército em Santa Maria.”
Agora, o leitor tem acesso ao inicio do documento emedebista da região, com o texto no formato original:
“ O nosso MDB é o maior partido do Rio Grande do Sul, possuindo 237.208 filiados 18% dados 2022, apresentando em sua organização partidária tem hoje 136 prefeitos e 119 vice-prefeitos e 1.155 vereadores. Está presente no Executivo em 198 dos 495 municípios, representando 40% do RS. Desse modo, o MDB mostra ser um partido municipalista. Essa apresentação se faz necessária para mostrar a força do partido nos municípios, pois é lá onde a política acontece!
O legado do Partido no RS é inegável, não sendo diferente na Grande Região Centro do Estado. A região é composta por 12 (doze) municípios, sendo eles: CACHOEIRA DO SUL, CERRO BRANCO, DILERMANDO DE AGUIAR, JULIO DE CASTILHOS, ITAARA, NOVO CABRAIS, QUEVEDOS, SANTA MARIA, SÃO MARTINHO DA CERRA, SÃO SEPÉ, TUPNCIRETÃ e VILA NOVA DO SUL.
O MDB está à frente da prefeitura de Dilermando de Aguiar, tem a composição de Vice-prefeito em Júlio de Castilhos e participa no poder executivo de Cachoeira do Sul e São Sepé, hoje temos um prefeito e um vice-prefeito nesses municípios, além de contar com 26 (vinte e seis) vereadores e um DEPUTADO ESTADUAL Beto Fantinel, mostrando assim que nos municípios da região tende ao crescimento pós eleição 2022 pelo cenário em que se apresenta pela reconquista da cadeira na assembleia legislativa após 24 anos.
Ao pensar neste momento a Coordenadoria Regional do MDB, estrutura este documento, denominado de Projeto Político Regional para dar continuidade ao crescente Desenvolvimento Regional. Para tal, cada Diretório Municipal apontou PRIORIDADES para seus respectivos municípios, em um planejamento para os próximos 2 (dois) anos…”
A seguir, no formato PDT, o leitor tem a íntegra do documento. Acompanhe:
Até prova em contrario tanto a Rota de Santa Maria quanto a ESA são assuntos vencidos que a midia local usa para criar falsas polemicas/expectativas para ‘vender jornal’. No primeiro caso existe um contrato. No segundo caso já existe grupo de trabalho para adequar as exigencias ambientais (governo de Pernambuco e Exercito). Sim, porque o negocio é ler o que a imprensa de Pernambuco publica e não os ‘milhos catados’ que santamariense publica. Alas, se sair de lá não existe garantia que seja implementada aqui. Podem reabrir o processo ou simplesmente levar para o Paraná. Alas, o ministro da Defesa é pernambucano do Recife. Só quem empata a coisa é o pessoal da Marina. Resumo da ópera: MDB é uma sombra do que já foi e não tem propostas, só factoides.