Distribuído pela Assessoria de Imprensa do MDB/RS
“Mobilizar pessoas em torno de um ideal” é o lema do MDB gaúcho para fortalecer e prospectar as suas candidaturas às eleições de 2024. O start foi dado neste sábado, 1° de julho, durante o lançamento da série Mobiliza 15 – Semear Trabalho, partilhar conquistas, realizado em Santa Maria, com participação das coordenadorias Centro do Estado, Quarta Colônia e Vale do Jaguari.
O encontro reuniu diferentes gerações de emedebistas. Entre os líderes históricos marcaram presença o ex-governador José Ivo Sartori, o ex-senador José Fogaça, e o secretário de Planejamento de Porto Alegre, Cezar Schirmer. Da “safra” mais jovem, estiveram nomes de peso como o vice-governador Gabriel Souza e o secretário de Assistência Social do Estado, Beto Fantinel.
A união de forças destas expressivas personalidades políticas tem um objeto comum: assegurar protagonismo no pleito do próximo ano, garantir vitórias e contribuir com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul através da bandeira municipalista, marca registrada da legenda.
A direção sobre as estratégias do partido foi dada logo no início do ato político pelo presidente do MDB-RS, prefeito Fábio Branco. Ele mencionou que a legenda atuará de modo a estimular candidaturas a prefeito nos maiores municípios e cidades polos do RS, mas sem se descuidar das cidades de pequeno e médio porte, onde está a maioria do eleitorado gaúcho.
Santa Maria, quinto colégio eleitoral do Estado, é uma das prioridades para o MDB. Diplomático e democrático, Branco disse que a decisão final cabe ao Diretório Municipal, mas garantiu que atuará pela candidatura própria e citou o nome do secretário Beto Fantinel como potencial candidato a prefeito. “Vamos mapear o estado, onde o MDB precisa estar fortalecido para disputar. E neste contexto Santa Maria é importantíssima”, contextualizou o presidente.
Beto, eleito para a Assembleia Legislativa com 49,7 mil votos em 2022, já havia desempenhado a função de deputado estadual por dois anos na Legislatura anterior. Oriundo da Juventude do MDB, núcleo do qual foi presidente estadual e nacional, Beto ainda foi vereador em Dona Francisca e assessor de José Ivo Sartori no Palácio Piratini.
Experiência política e de gestão
Parceiros do presidente Fábio Branco na tarefa de percorrer o Rio Grande do Sul com a série Mobiliza 15, o ex-senador José Fogaça e o ex-governador José Ivo Sartori -, que foram prefeitos reeleitos dos dois maiores colégios eleitorais do estado, respectivamente Porto Alegre e Caxias do Sul -, deixaram o seu recado para os diretórios municipais se organizarem para o desafio eleitoral.
Conselheiro da Fundação Ulysses Guimarães, o ex-senador José Fogaça abordou o programa Caminhos da Cidade, promovido pela FUG que visa de agregar, unir forças e dar consistência às candidaturas emedebistas. “Participar desse projeto pode ser um elemento para trazer novos eleitores e promover empatia quanto ao projeto do MDB”, observou Fogaça.
-O recado do ex-governador José Ivo Sartori foi de estímulo e alerta. “Não esperem que os outros façam por vocês. Já se reuniram para organizar a campanha? Já pensaram sobre o que farão quando eleitos? É preciso que cada um faça a sua parte sem queimar etapas. E o Mobiliza 15 é fazer acontecer”, declarou Sartori.
Legado
O vice-governador Gabriel Souza parabenizou a mobilização partidária e destacou o legado dos últimos oito anos que o MDB ajudou a construir no Rio Grande do Sul. “O equilíbrio das contas no estado é um legado iniciado no governo Sartori e temos que fazer disso não um fim, mas um meio de seguir melhorando a vida das pessoas”, disse Gabriel.
Ele citou ainda as mudanças demográficas do RS, com menor crescimento da população, apontadas no Censo divulgado esta semana, e a importância das gestões municipais estarem alinhadas às necessidades estratégicas do novo perfil do estado. “E isso só será possível com conhecimento, uma boa primeira infância e educação dos nossos jovens, além da qualificação do capital humano gaúcho”, complementou.
Diálogo, construção e conquistas
O secretário de Assistência Social do Estado Beto Fantinel mencionou que é preciso construir o projeto para 2024 com enfrentamento de temas essenciais para a população, com a meta de dar respostas claras à sociedade. “O MDB tem a capacidade de dialogar com as ideias divergentes para construir coletivamente. Eu acredito nas transformações e podemos fazer isso de forma justa, digna e humana. Juntos teremos grandes conquistas”, declarou Beto.
Presidente da Fundação Ulysses Guimarães nacional, o deputado federal Alceu Moreira defendeu que o MDB tenha protagonismo de centro a partir de sua conexão com a sociedade. “Precisamos governar pelas pessoas, construir políticas públicas de forma coletiva”, pontuou o Alceu, que citou o prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo como exemplo de gestor que dialoga com a sociedade.
Vilmar Zanchin, presidente da Assembleia Legislativa, também deixou seu recado aos correligionários. “Temos uma tarefa clara: ter candidato a prefeito no maior número de municípios possível e nominara completa de candidatos a vereador”, recomentou Zanchin.
Candidaturas qualificadas
Com um dos maiores capitais políticos do Rio Grande do Sul – 136 prefeitos, 119 vices, 1155 vereadores, três deputados federais, seis deputados estaduais e o vice-governador -, o objetivo da direção partidária agora é de manter ou ainda ampliar a sua representatividade…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
‘Estrelas’, kuakuakuakuakua! Claudemir com P., o comico, acha que ‘influencia’ a opinião publica com manchetes e ‘opiniões’. Coisa de ‘jornalista’ velho. Fontinel, o da nota de tres reais (este quando vai urinar precisa avisar, ‘solta um pouquinho para dar espaço’). Gnomo com o carisma de um rolamento de bicicleta. Sartori, 75 anos. Schirmer, 71 anos. Fogaça, 76 anos. Presidente do partido 51 anos.