Da Agência de Notícias da UFSM / Com imagem de Reprodução
Candidatos do SiSU 2023/2ª Edição que não foram classificados em nenhuma das suas duas opções de curso podem, até a próxima terça-feira (4), manifestar interesse em participar da lista de espera. A manifestação deve ser feita acessando o boletim do candidato, no site sisu.mec.gov.br, e seguindo as instruções até o final.
Em breve, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM divulgará, no site ufsm.br/sisu, o edital da primeira chamada oral da lista de espera. O edital trará o quadro de vagas que sobraram da chamada regular do SiSU, organizado por curso e cota, bem como orientações para realização da habilitação.
A habilitação consiste no envio prévio da documentação digitalizada via Portal UFSM, dentro do prazo estipulado no edital, por todas as pessoas inscritas na lista de espera. Somente candidatos que realizarem a habilitação concorrerão às vagas da lista de espera do SiSU.
Chamada regular
A confirmação de vaga para quem foi classificado na chamada regular do SiSU também segue até o dia 4 de julho. Os candidatos devem ler as orientações do Edital 067/2023-Prograd para acessar o Portal de Confirmação de Vaga da UFSM e realizar o envio digital da documentação, de acordo com a opção por cota ou ampla concorrência. Os modelos de documentos encontram-se junto ao edital, no formato PDF.
O acesso ao portal se dá por CPF e data de nascimento, não sendo necessário preencher o campo número de inscrição.
Em caso de dificuldades com o sistema, o candidato deve acessar as orientações do site ufsm.br/sisu, que recomenda experimentar outro navegador ou dispositivo (computador, smartphone ou tablet), bem como reduzir o tamanho dos arquivos. Também é recomendável verificar a conexão com a internet e não usar arquivos diretamente de serviços de nuvem, como Google Drive e Dropbox, mas baixá-los antes para o aparelho.
No dia 5 de julho, será publicado, também junto ao edital, o cronograma das webconferências obrigatórias, destinadas às pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou nas cotas destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14). As webconferências via Google Meet acontecerão no dia 6 de julho. O link de acesso e demais instruções serão enviados ao e-mail de cada candidato(a).
A Prograd recomenda a escolha de ambiente silencioso e iluminado para a realização da webconferência, bem como a testagem prévia dos aparelhos a serem utilizados (qualidade de conexão, microfone, câmera, computador, smartphone ou tablet).
Todas as pessoas classificadas na chamada regular, que realizarem os procedimentos de confirmação de vaga, deverão monitorar diariamente seu e-mail (inclusive caixas de spam e lixo eletrônico), à espera do envio de mensagem informando deferimento ou indeferimento da vaga, o que pode demorar até sete dias úteis, em média.
Como não há prazo fixo previsto para envio dessa mensagem, a checagem deve ser diária. Em caso de deferimento, o candidato receberá e-mail com seu número de matrícula e instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil.
A matrícula nas disciplinas do semestre para calouros será feita automaticamente pela UFSM e gradualmente aparecerá no Portal Estudantil do acadêmico. Para mais informações sobre turmas, salas, horários, prédios e disciplinas, o estudante deverá entrar em contato com a secretaria ou coordenação de seu curso, pelos contatos publicados no site do respectivo curso, em ufsm.br/graduacao.
Em caso de indeferimento, o e-mail vai comunicar as razões e listar quais os documentos e informações estão incorretos ou incompletos. O e-mail vai informar também um breve prazo para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga, contado a partir do envio do e-mail, para que o candidato anexe o que foi solicitado.
Todas as informações e orientações estão no site ufsm.br/sisu. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail [email protected] ou à página “Confirmação de Vaga – UFSM” no Facebook.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.