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UFSM. Mulheres na ciência e Felicidade foram os temas das provas do Vestibular Extraordinário

Na redação, candidatos escreveram um artigo de opinião sobre felicidade

Candidatos responderam questões atravessadas por temas como mulheres na ciência e felicidade. Foto Ana Alicia Flores / UFSM

Por Milene Eichelberger e Thais Immig / UFSM

As provas realizadas pela manhã e tarde deste domingo (9) no vestibular extraordinário da UFSM tiveram temas específicos voltados para assuntos emergentes na sociedade atual. Pela manhã, o tema norteador das questões foi “Mulheres na Ciência e suas Descobertas”, à tarde os vestibulandos responderam a questões com foco na “Felicidade no contexto atual”, já o tema da redação foi “A felicidade por meio das interações nas redes sociais”.

Provas temáticas
O pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Siqueira Tybusch, conta que a escolha do tema da prova da manhã se deu pela Universidade ser uma das maiores instituições do mundo com pesquisas realizadas por mulheres. Segundo estudo realizado em 2019 pelo Centro de Estudos da Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda, a UFSM é a décima instituição de ensino superior no mundo com o maior número de pesquisas científicas feitas por mulheres. No Brasil, a Universidade fica em terceiro lugar, atrás apenas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Universidade de São Paulo (Unifesp).

O tema escolhido para a tarde, “Felicidade no contexto atual”, veio para refletir questões pertinentes em uma sociedade pós-pandemia.

“Como a gente pode construir a felicidade nesse contexto pós-pandêmico, o quanto estar feliz é importante para nós e como cuidar da saúde mental é importante. Tratar de felicidade é atual e é necessário”, destaca o pró-reitor.

Tybusch também usa do tema central das provas da tarde, “felicidade”. para destacar o sentimento em ver o campus cheio: “felicidade em ver todos os campi da UFSM cheios, as pessoas buscando educação e uma educação conectada com a comunidade”, conta.

Redação
O tema escolhido para a redação foi “A felicidade por meio das interações nas redes sociais”, que precisava ser redigido em forma de um artigo de opinião. Em coletiva de imprensa, Tybusch destacou a importância de abordar um tema atual, que proporciona reflexão e estimula o senso crítico dos vestibulandos. Para todas as áreas, foram pensadas temáticas interdisciplinares, capazes de conectar os alunos com o seu cotidiano.

Professores repercutem tema da redação
A professora de redação do Totem, Mariane Lazzari, avalia de forma positiva a escolha do tema. Ela acredita que os textos motivadores apontam para o comportamento de interação nas redes sociais – que nem sempre é sinônimo de felicidade.

“Eu tenho essa expectativa porque nós estamos tão polarizados que, às vezes, há muita discussão a partir dessa interação nas redes sociais. Um exemplo é a cultura do cancelamento”, afirma.

Os textos motivadores, especialmente no artigo de opinião, são importantes para entender os rumos da discussão que os alunos vão traçar ao longo do texto.

“Mas é um tema muito tranquilo. Nós trabalhamos o eixo da tecnologia porque era uma aposta dentro da possibilidade desse gênero textual”, afirma Mariane.

Para os professores de redação do Riachuelo, Mateus Klesener e Vanessa Pagnussat, o tema priorizou alunos leitores e informados, além de abranger um público mais jovem que está cada vez mais conectado em redes sociais. Outro ponto positivo foi a delimitação do tema que pode auxiliar o candidato no resgate de estratégias argumentativas que sustentem o ponto de vista abordado na redação.

“Se aparecesse o tema de forma mais genérica, o aluno teria mais dificuldade de se posicionar, tendo em vista o gênero escolhido que foi o artigo de opinião”, comenta Vanessa.

O tema também possibilita diferentes abordagens a partir da literatura, música, sociologia e filosofia. Para Mateus, a questão dos influenciadores deve aparecer nas redações.

“E quando nós falamos de influência, tem um sociólogo alemão, o Theodor Adorno, que diz que o ser humano é influenciado por tudo aquilo que ouve e vê. Então, para o jovem, aquilo que é influenciado vai acabar repercutindo como um modelo para ele”, afirma.

Outra referência lembrada pelos professores foi a obra da escritora brasileira Clarice Lispector intitulada “Felicidade Clandestina”. Dessa forma, o tema deve favorecer os candidatos que têm o hábito da leitura.

“Porque a redação é uma prova de leitura e de escrita, nessa ordem”, complementa Vanessa.

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Um Comentário

  1. Adorno? Escola de Frankfurt, teoria critica. Detalhe importante as ideias de um filosofo viram ‘realidade’, mesmo tendo entrado com banda de musica na psicologia sem base nenhuma além do discurso.

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