Por Maiquel Rosauro
Os vereadores de Santa Maria aprovaram, na terça-feira (9), projeto de Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) que institui o Programa Municipal “Mundo Digital” nas escolas da rede municipal. A iniciativa propõe discutir, no âmbito escolar, sobre os riscos do uso da internet e, assim, auxiliar na segurança das crianças.
Temas como crimes cibernéticos, fake news, reputação online e até a busca de emprego estão previstos para serem abordados nas disciplinas da grade curricular. Para que se torne lei, a matéria ainda precisa ser sancionada pelo prefeito.
Emendas impositivas
Ainda na terça, os parlamentares aprovaram uma emenda supressiva, de autoria de uma comissão especial, que retira a limitação de 15 emendas impositivas por vereador e indica que o quantitativo deve ser definido, anualmente, pela Comissão de Orçamento e Finanças.
Para o próximo ano, a previsão é de que cada edil tenha cerca de R$ 800 mil para direcionar como emendas impositivas, sendo que a metade do valor, obrigatoriamente, tem que ter a saúde como destino.
Brasília I
Os vereadores aprovaram um pedido de autorização, de Valdir Oliveira (PT), para viajar a Brasília entre os dias 14 e 16 de agosto. O objetivo do petista é buscar recursos para a cidade através de emendas impositivas ao Orçamento da União.
Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (11), o influencer santa-mariense Luiz Henrique Oliveira – Barbudinho estará no Rio de Janeiro. Ele participará de um encontro com influenciadores simpáticos ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), promovido pela primeira-dama Janja Lula da Silva. A reunião ocorrerá no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), das 9h às 12h.
Em fevereiro, Barbudinho esteve presente no primeiro encontro com influenciadores, que contou com a participação de Lula. Na ocasião, estiveram presentes nomes como os atores Ana Hikari, Caio Blat e Bárbara Paz; as ex-BBBs Gleici Damasceno e Gabriela Hebling, os ativistas Rene Silva e Raull Santiago e os influenciadores Ademara, Foquinha, Mariana Torquarto, Vitor Di Castro, Ivan Baron e Rafa Brunelli, entre outros.
Barbudinho ‘influenciador’! Kuakuakuakuakuakua!
Acesso do corpo discente das escolas municipais é pleno pelo jeito. Alas, entre um programa e outro sobra algum tempo para estudar portugues e matematica?