DestaqueSanta Maria

CIDADE. Calçadão está 95% concluído e Prefeitura quer entregá-lo à população até final de setembro

Etapa atual é o paisagismo, iniciado nesta terça. Próxima será a pintura do piso

Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Plantio de árvores faz parte do paisagismo, que começou nesta terça (Foto João Vilnei/Prefeitura)

A revitalização do Calçadão Salvador Isaia está com mais de 95% concluída. Dando continuidade à obra, teve início, nesta terça-feira (15), o serviço de paisagismo nos decks centrais. Uma equipe trabalha no plantio de palmeira jerivá. Na sequência, serão plantadas manacás, extremosas, grama-amendoim, entre outras espécies que vão compor o paisagismo na área central do Calçadão, onde estão os decks e os bancos. A próxima etapa será a pintura do piso. A previsão do Executivo é entregar o importante espaço central de Santa Maria até o final de setembro.

“Tivemos uma reunião técnica com a empresa e foi agendada a data de 30 de setembro para a inauguração do nosso Calçadão. Já estabelecemos uma margem de até sete dias além do prazo, caso ocorram chuvas e a condição climática não seja adequada para a finalização dos trabalhos. Reforçamos a segurança, a iluminação, e queremos que este espaço fique bonito, agradável e volte a ser um ponto de encontro da cidade”, anunciou o prefeito Jorge Pozzobom, que acompanhou os serviços nesta terça-feira.

Para que o Calçadão fique bem florido, foram escolhidas plantas com floração expressiva, todas perenes (cujo ciclo de vida é longo). A preferência pela palmeira jerivá é devido à espécie ser um coqueiro nativo, representante da flora gaúcha, e pela questão de sustentabilidade. A empresa Oficina Jardim é a responsável pela implementação da parte do paisagismo. O serviço deve se estender pelos próximos dias.

“Hoje iniciamos a parte mais visível da obra. Os jerivás foram trazidos de São Sebastião do Caí e vão compor o projeto paisagístico junto com mais espécies ornamentais. Todo sistema de irrigação nos canteiros é com temporizador que liga automático, conforme a necessidade de água para as plantas. Ainda serão instaladas as lixeiras e feita a finalização do piso, com a pintura. Vamos entregar um Calçadão moderno, e esta nova estrutura tem capacidade para durar mais de 30 anos. A área central de Santa Maria é pujante, o Calçadão faz parte do nosso Distrito Criativo. Nele, se concentram estabelecimentos de comércio e serviços, local que fomenta o desenvolvimento e o turismo, pois recebe muitos visitantes também de outros municípios da região”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana.

Sobre a obra

No início deste mês, uma torre de monitoramento foi instalada entre o Calçadão Salvador Isaia e o viaduto Evandro Behr. O equipamento, ainda em fase de testes, conta com botão de emergência e câmeras de alta resolução. O uso de tecnologia na segurança pública oferece vantagens para uma melhor gestão, resultando em benefícios para a economia local, visando a segurança coletiva e contribuindo para o desenvolvimento econômico, demonstrando a presença da segurança pública no local. 

A Construtora Continental de São Paulo, de Porto Alegre e tem sede em Santa Maria, é a empresa responsável pela execução da obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia. Os serviços tiveram início em junho de 2022 e, conforme o processo licitatório que tem um investimento do Município de R$ 3.665.668,49.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo