CIDADE. Coletivo ‘Memória Ativa’ completa 5 anos de ações que valorizam a história e a cultura de SM
Evento no Arquivo Histórico, na próxima sexta-feira, dia 4, vai marcar a data
Nesta sexta-feira, dia 4, às 7 da noite, o Coletivo Memória Ativa realiza evento no Arquivo Histórico de Santa Maria. O objetivo é comemorar os cinco anos de existência do Colegiado. Que, nesse período, já realizou uma série da ações (confira o arquivo em PDF, no final desta nota) para preservação do patrimônio histórico e cultural de Santa Maria.
O Coletivo nasceu em agosto de 2018. Desde aquele momento, como diz nota enviada à mídia, voluntários representantes de diferentes entidades e profissões têm se reunido semanalmente e realizando diversas atividades.
No ano passado, o coletivo tornou-se uma associação que tem como presidente o professor e escritor Orlando Fonseca. A propósito, o próprio Fonseca produziu o texto que o site reproduz abaixo, na íntegra. Acompanhe:
“Cinco anos do Coletivo Memória Ativa
Em ato público do dia 4 de agosto 2018, foi lido um Manifesto, dando início às atividades do COLETIVO MEMÓRIA ATIVA em defesa do Patrimônio Cultural de Santa Maria. Dentre as ações, propunha-se a dar apoio ao COMPHIC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural); apoiar o processo de tombamento definitivo dos bens imóveis do Centro Histórico da cidade; acompanhar a constituição de uma nova Legislação Municipal de proteção ao Patrimônio Cultural, com a adoção de mecanismos de amparo oficial aos proprietários de bens tombados.
O nosso nome – Memória Ativa – deve-se ao nosso entendimento de que a defesa do Patrimônio Cultural exige que seja, cada vez maior, o esforço da coletividade em proteger os símbolos materiais e imateriais da história do Município. Sem a sua gente, a cidade está fadada à ruína. É da memória afetiva de cada um que se constrói a memória da cidade.
Nestes cinco anos – tendo passado por dois anos da epidemia Covid 19 – não deixamos de lado nossas atividades (como se pode ver pela síntese da Linha do Tempo, anexa). Temos realizado Caminhadas Guiadas pelo Centro Histórico (acervo Art dèco da Avenida Rio Branco), defendido a recuperação e revitalização da Gare da Viação Férrea e participado ativamente de um dos Comitês do Distrito Criativo. Por isso temos a satisfação e orgulho de comemorar esta trajetória intensa de ação e colaboração.
Nossa Missão: “Sensibilizar a comunidade de Santa Maria em prol da preservação dos valores do seu patrimônio cultural.”
Nossa Visão: “Ser reconhecida como entidade que busca inserir Santa Maria no circuito mundial da defesa do patrimônio cultural.”
Valores de nossa identificação: Integridade, Liberdade, Diálogo, Identidade, Afetividade.”
Soviet ‘Olha como somos legais, somos preocupados com o patrimonio historico’. Só falta carregarem um sinal de ‘joinha’ no pescoço. Kuakuakuakuakua!