CulturaDestaque

CINEMA. ‘Gumersindo Saraiva – A Última Batalha’, de Ricardo Ritzel, tem no dia 8, terça, a sua 14ª exibição

Com presença do cineasta de SM, Biblioteca Pública do Estado, é a promotora

OCurta já tem outras nove exibições programadas até o final de 2023 em nove cidades do Rio Grande (Foto Rodrigo Fortes/Divulgação)

Por Cláudia Antunes / Da Assessoria de Comunicação da Biblioteca Pública do Estado (BPE)

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresentará o documentário “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha”, no dia 8 de agosto, às 19h, no Salão Mourisco da BPE. A entrada será gratuita.

Após a sessão, haverá roda de conversa com a participação do diretor e roteirista, Ricardo Ritzel, e do produtor executivo e roteirista, Marcos Fabricio.

Esta será a 14ª exibição do audiovisual histórico que já passou por doze cidades, além da participação nas mostras competitivas do 15º SMVC e 12º Festival Internacional de Cine de Santa Ana de Guácaras, em Corrientes, Argentina. O curta já tem outras nove exibições programadas até o final de 2023 em nove cidades gaúchas e também está inscrito em outros dois festivais internacionais de cinema na Argentina e Uruguai.

Participação especial no curta metragem, da atriz santa-mariense Vera Mesquita, como Apolinária Cardoso de Souza (Foto Rodrigo Fortes/Divulgação)

Sobre o documentário

O curta acompanha uma cavalgada que refaz o até então desconhecido trajeto de 55 quilômetros do Chefe do Estado-Maior, o general Gumersindo Saraiva, levando o corpo de seu comandante, entre Carovi, onde recebeu um tiro fatal, e o Cemitério dos Capuchinhos, em Itacurubi, onde teve três de seus cinco sepultamentos.

Ricardo Ritzel explica que “durante o percurso, a obra resgata a participação do mais famoso general maragato na Revolução de 1893 em sua última batalha: não deixar seu corpo como troféu de guerra da ditadura castilhista, quando teve uma inusitada ajuda. Junto, a visão de grandes cancioneiros do Rio Grande do Sul sobre o revolucionário ‘doble-chapa’,” comenta.

O filme foi gravado exatamente nos mesmos locais históricos onde aconteceram, na Região das Missões do RS, e contou com a participação da Confraria dos Cavaleiros da Paz (Porto Alegre), do Piquete Apolinária Cardoso de Souza (Itacurubi) e com figurantes do município de Bossoroca.

A obra audiovisual foi lançada, em 30 de novembro de 2022, no 15º Santa Maria Vídeo Cinema, e foi uma das selecionadas oficiais na mostra competitiva do conceituado 12º Festival Internacional de Cine de Santa Ana del Guácaras, em Corrientes, que acontece entre 8 e 11 de dezembro, na Argentina.

Desde então, ela também já teve 14 exibições com plateia lotada em 12 cidades do Rio Grande do Sul e, até o final de 2023, tem sessões agendadas em outras nove cidades gaúchas, assim como também está inscrita em outros dois festivais internacionais de cinema na Argentina e Uruguai.

Ficha Técnica
Direção: Ricardo Ritzel
Assistência de direção: Rubens Fabricio Anzolin
Roteiro: Marcos Fabricio e Ricardo Ritzel
Fotografia: Erick Cabrera, Lucas Cardoso e Rodrigo Fortes
Narração: Rogério Rocha Lobato
Participação especial da atriz santa-mariense, Vera Mesquita, como Apolinária Cardoso de Souza

Serviço

Exibição do documentário “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha”, seguido de debate com diretor e roteirista
Data:
 8/8
Horário: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Rua Riachuelo, 1190 – Centro Histórico de Porto Alegre)

(*) Entrada gratuita

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo