CulturaDestaque

CULTURA. Evelíny lança a música ‘Batom’ e realiza festa-show do seu single na Easy Going, quinta

Composição é conceituada entre mulheres, que a consideram “hino atemporal”

Na canção “Batom”, Evelíny convoca a liberdade feminina e invoca um voo para as mulheres “serem elas mesmas e se darem o direito de morder o mais gostoso morango orgânico” (Foto Carolina Buena Onda/Divulgação)

Por Deivid Pazatto e Paola Saldanha / Da Maria Cult (parceira deste site)

Descrito como um “canto de liberdade e sinceridade da fome de natureza”, o single “Batom” chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (4/8). Na canção, Evelíny convoca a liberdade feminina e invoca um voo para as mulheres serem elas mesmas e se darem o direito de morder o mais gostoso morango orgânico. O lançamento ocorre nesta quinta-feira (3/8), às 20h30, com show na Easy Going. 

O hino atemporal foi gravado pela primeira vez em 2012, com a Geringonça, banda que Eveliny iniciou sua carreira na cena musical. Em 2023, a canção ganhou novos elementos, misturando o Indie e Pop Alternativo, com uma pitada de Disco. A nova versão de “Batom” foi arranjada pelo produtor musical João Inácio da Silva, atual guitarrista de Johnny Hooker.

“‘Batom’ é uma música que fala muito sobre a liberdade feminina, mas, principalmente, essa liberdade ligada ao não se importar com o que a cultura da época está dizendo o que é correto. E para mim, nunca importou a cor da moda ou o que os outros vão pensar. O que eu penso é que temos direito à terra e aos alimentos sem veneno, ou seja, se eu não quero veneno no meu útero, nem na horta ou na floresta. A música  sempre refletiu os meus anseios, a minha vivência”, comenta a artista.

Além de abordar a liberdade feminina, o single traz em seu discurso o vínculo com a sustentabilidade e aborda a relação de Evelíny com as ecovilas. “Para mim, o mais importante disso tudo – de falar de comida, do direito que nós, mulheres, temos de se deliciar e ser nós mesmas -, é de falar do direito que a gente tem por terra fértil, por prazer natural, por celebrar a viva na sua profundidade”, pontua Evelíny.

Partindo do trecho da música que diz “sou dessas mulheres que não usam batom”, Evelíny pontua que, dentre essas mulheres que lhe inspiram estão as agricultoras: “Essas mulheres que não estão preocupadas com o estereótipo de hoje em dia, da obrigatoriedade de parecer uma boneca sempre”. Já sobre ser essa própria mulher, a artista afirma: “Sou bem radical nisso. Estou sem batom ou com batom super vermelho, pois quando quero usar, sou eu quem escolho a cor. É uma decisão nossa, a gente não tem que ser fantasia o tempo inteiro”.

“Batom”, além da produção musical João Inácio da Silva, tem como instrumentistas Rodrigo Rosa (bateria), Yuri ML (baixo) e Cassiano Cassanta (guitarra). O single foi gravado no estúdio Caixa de Sons, em Santa Maria e mixado por Pedro Serapicos, em São Paulo. A curadoria e distribuição são assinadas pelo Selo Gadea.

Show de lançamento “Batom” na Easy Going

A Easy Going será palco do lançamento do single “Batom” nesta quinta-feira (03/08), a partir das 20h30. O show é uma produção e realização de Maria Cult e Selo Gadea.

Além de apresentar seu novo trabalho, a artista trará em seu repertório muita brasilidade com sons autorais, como “Florisbela”, “Planeta Crush”, “Papai Fugiu”, “Caquética Époque”, “Equilibrar”, entre outras.

Já no sábado (05/08), Evelíny vai a Porto Alegre para a abertura do show de Vanessa da Mata, no Auditório Araújo Vianna. Os portões abrem às 19h30 e os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

Sobre Evelíny

Evelíny é uma compositora, cantora e artista visual negra, radicada em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul. Formada em Artes Visuais, ela estreou no meio musical à frente de um grupo caracterizado pelo hibridismo de linguagens artísticas: a banda Geringonça. Formado em 2010, o grupo conquistou rapidamente a atenção do público e curadorias especializadas, circulando por festivais como o “Macondo Circus”, “Morrostock”, “Psicodália” e o “Web FestValda”.

Desde 2016, Evelíny tem se dedicado à carreira solo, concentrando os papéis de compositora e intérprete das próprias canções. Recentemente, integrou o projeto “Divas do Samba”, em que dividiu o palco com outras cantoras negras para revisitar clássicos do gênero. Também conquistou o “Prêmio Femup de Canção Nacional”, além de ser contemplada com o “Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro”, pelo conjunto de suas realizações no setor da cultura popular.

Em janeiro de 2022, a artista foi selecionada pelo projeto “Circuito Orelhas”, com patrocínio da plataforma Natura Musical, para integrar a programação do festival online junto a Filipe Catto, Marina Sena e Jup do Bairro, entre outros artistas emergentes da cena gaúcha. Agora, em 2023, ao lado da banda Os Magnéticos, Evelíny gravou seu primeiro álbum solo, que contou com a produção do músico João Augusto, o Jojô. O novo trabalho será lançado ao longo do segundo semestre deste ano.

Ficha Técnica de “Batom”

Produção Musical: João Inácio da Silva

Guitarra: Cassiano Cassanta
Baixo: Yuri ML

Bateria: Rodrigo Rosa
Arranjos: Jojjjos e Os Magnéticos

Captado no Estúdio: Caixa de Sons por Vini Bertolo

Mixagem e Masterização:  Pedro Serapicos
Curadoria de Distribuição: Selo Gadea
Fotografia e Arte Gráfica: Buena Onda
Visualizer: Luc Guill e Gabro Demais.

Apoio Cultural: Pastelão

Serviço

O que: Show de lançamento do single “Batom” – Evelíny;

Quando: Quinta-feira (03/08), às 20h30;
Onde: Easy Going (Rua Duque de Caxias, 984);
Entrada: R$10 na hora;
Lançamento do single plataformas digitais: Sexta-feira (4/8).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo