DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Assembleia docente da UFSM aprova índice de negociação salarial e agenda de lutas

Professores se mobilizam para pressionar governo federal, aqui e em Brasília

Momento de votação na assembleia dos professores da UFSM desta sexta, dia 25, no Audimax, no campus (Foto Fritz R. Nunes/Sedufsm)

Por Fritz R. Nunes / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)

Na assembleia em formato híbrido ocorrida nesta sexta, 25, as e os docentes referendaram o índice de negociação salarial que vem sendo negociado para o caso do Magistério Superior, na Mesa Nacional de Negociação (MNNP), em Brasília, com o governo federal. A partir dos cálculos do Departamento de Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi explicado pelo presidente da Sedufsm que docentes estão incluídos no Bloco 2 de servidores/as, cujo percentual reivindicado corresponde a 39,93%. Para entender melhor como se chegou a esse índice, clique aqui.

Durante a plenária desta sexta também foi deliberada uma agenda de lutas que inclui atividades em Santa Maria e também a presença nas ações de pressão ao governo que ocorrerão em Brasília, a partir da próxima semana, entre segunda, 28 de agosto, e quinta, 31 de agosto.

No caso da UFSM, a agenda de mobilização prevê:

– Passagem de carro de som pelo campus entre os dias 28 e 31 de agosto, com mensagens sobre a campanha salarial e a defesa dos serviços públicos;

– Bandeiraço e panfletagem no campus na quarta (30 de agosto), no horário das 11h e também das 17h, com materiais que abordarão o tema da recomposição salarial e da valorização dos serviços públicos;

– Diálogo com Sinasefe, Assufsm e Atens para atuação conjunta durante a semana de 28 a 31 de agosto…

Mobilização em Brasília

A semana de 28 a 31 de agosto é decisiva, pois é o prazo final para que seja enviado, pelo governo federal, o projeto de lei do orçamento de 2024 para o Congresso Nacional, que precisaria incluir uma proposta de reajuste para servidores/as federais. Tendo em vista esse quadro e a falta de uma contraproposta oficial do Executivo federal, uma série de atividades estão sendo programas para ocorrer em Brasília.

Na plenária desta sexta, aprovou-se a ida de dois docentes para fazer parte da caravana a Brasília, mas entre os dias 30 e 31 de agosto: a professora Maristela Souza (docente do CEFD) e o professor Francisco Freitas (docente aposentado), que se disponibilizaram a ir, com o apoio da Sedufsm. Já, neste final de semana, no domingo (27), na reunião do Setor das Federais (Ifes) do ANDES-SN, a seção sindical estará representada pela diretora, professora Liane Weber…”

PARA LER A ÍNTEGRA, E AINDA VER OUTRAS FOTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo