Da Assessoria de Comunicação do Instituto Federal Farroupilha
A Câmara de Vereadores de Santa Maria oficializou a instalação da Frente Parlamentar de Mobilização pela Implantação de um Campus do IFFar no município. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (11), na Reitoria do Instituto Federal.
A Frente foi proposta por Marina Callegaro e aprovada por todos os demais parlamentares de Santa Maria. A vereadora explicou que a formação de uma Frente tem o objetivo de fomentar a discussão de pautas importantes para a cidade. Com o colegiado, será possível incentivar o envolvimento de toda a sociedade na pauta.
Marina Callegaro também propôs a construção coletiva de uma Carta Aberta pela instalação do campus. A elaboração do documento envolveria diversos atores sociais locais, como governo, instituições públicas e privadas e movimento estudantil. “Tenho absoluta certeza de que, com muita luta, vamos conquistar [a instalação do campus em Santa Maria”, afirmou a vereadora.
A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, disse que o principal objetivo da proposta de instalação da nova unidade da instituição é oferecer mais possibilidades educacionais para a população. Ela chamou a atenção para a coincidência de a oficialização da Frente Parlamentar estar se dando justamente no Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto.
Nídia Heringer também falou que o segundo semestre de 2023 é um período importante para o avanço dos trabalhos envolvendo a instalação do novo campus. “O objetivo é fazer acontecer até o final do ano”, projetou a reitora do IFFar.
As constantes atividades envolvendo a possível instalação do campus e a diversidade de atores envolvidos indica a importância da pauta, de acordo com o deputado estadual Valdeci Oliveira. Ele também mencionou o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado pelo Governo Federal nesta semana, como um indicativo da possibilidade real da implantação da nova unidade. “O caminho está traçado, há um interesse coletivo”, afirmou Valdeci Oliveira. “Tenho certeza que logo mais teremos o anúncio do novo campus em Santa Maria”.
Além da instalação da Frente nesta sexta-feira (11), nas últimas semanas foi constituído o Comitê Interinstitucional de Mobilização pela Implantação de um Campus do IFFar em Santa Maria. O grupo realizou sua primeira reunião no dia 3 de agosto, também na Reitoria.
Campus do IFFar em Santa Maria pode trazer desenvolvimento socioeconômico
O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, também participou da instalação. Para ele, a instalação da unidade é uma pauta com importância educacional e social, podendo trazer benefícios diretos para a comunidade de Santa Maria.
Rodrigo Décimo destacou a possível localidade do novo campus como outro ponto positivo. Existe a possibilidade de que a unidade do IFFar seja instalada onde hoje funciona a Ulbra no município, gerando novas oportunidades para a população daquela localidade. “Que tenhamos com o IFFar uma ferramenta para impactar Santa Maria como um todo”, salientou o vice-prefeito.
A vereadora Helen Cabral defendeu que um novo campus do IFFar possa fazer a diferença ao valorizar questões como a sustentabilidade, a economia solidária e a geração de oportunidades para a população menos favorecida. “Que a gente possa olhar para os filhos da classe trabalhadora. Um olhar que considere a sustentabilidade, a economia solidária […]. Que o campus seja um diferencial em Santa Maria”.
O diretor do IFFar – Campus São Vicente do Sul, Deivid Dutra, também falou sobre a possibilidade de transformação a partir da instalação de uma nova unidade da instituição. “Por viver dentro de uma unidade de ensino, eu acredito nessa política pública como transformadora de realidades onde ela está inserida”.
Confira a lista de participantes da atividade:
Nídia Heringer – Reitora do IFFar
Mirian Kovhautt – Pró-reitora de Administração do IFFar
Patrícia Donicht – Pró-reitora de Ensino do IFFar
Alcionir Pazzato Almeida – Diretor de Extensão do IFFar
Cleia Tonin – Coordenadora do Projeto EJA-EPT do IFFar
Ian Brittes – Presidente da COPSIA do IFFar
Deivid Dutra Oliveira – Diretor Geral do Campus São Vicente do Sul
Paulo Deon – Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Campus São Vicente do Sul
Rodrigo Décimo – Vice-Prefeito Municipal de Santa Maria
Alvaro Lisboa – Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito de Santa Maria
Valdeci Oliveira – Deputado Estadual do Rio Grande do Sul
Marina Callegaro – Vereadora de Santa Maria
Luci Duartes – Vereadora de Santa Maria
Helen Cabral – Vereadora de Santa Maria
Valdir Oliveira – Vereador de Santa Maria
Manoel Renato Teles Badke – Vereador de Santa Maria
PARA LER NO ORIGINAL, E TAMBÉM CONFERIR OUTRAS IMAGENS, CLIQUE AQUI.
Vai ser instalado porque o governo federal é incomPeTente e já decidiu que vai ampliar a rede. Um dos motivos da educação não funcionar direito no pais é a frequente intromissão de politicos com objetivos claramente eleitorais. O que leva a outra questão: ‘só iremos instalar cursos que sejam demanda das comunidades’. Obvio que é uma cascata porque os egressos majoritariamente não permanecem na mesma cidade que se formaram. Resumo da opera é que no futuro haverá uma enorme capacidade instalada sem demanda. Com custo nada desprezivel. Simples assim. Sem problema, a internet não esquece.