Por Juan Grings / Colunista do Site
É claro que a Divisão de Acesso é o principal campeonato no calendário do Internacional de Santa Maria. É a partir dele que o time pode crescer, de maneira orgânica, no cenário estadual e, depois, nacional. Ir bem na competição e alcançar a elite aumenta a renda, estimula torcida, atrai patrocinadores e, se tudo for bem gerenciado, estabelece um novo patamar para o clube.
Porém, como já se sabe, o Inter-SM passou longe do acesso, apesar do grande investimento. Há mais de um mês já teve de se contentar em disputar a Copa FGF, torneio organizado pela Federação Gaúcha de Futebol que concede ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil no ano seguinte.
Na edição atual, o Alvirrubro é segundo colocado no grupo, que ainda tem o líder isolado São José, Monsoon, Aimoré e Novo Horizonte. O primeiro e o segundo colocados de cada grupo avançam, assim como os dois melhores terceiros colocados. O Inter-SM tem um jogo a mais que o Monsoon e, portanto, poderá ser ultrapassado caso os porto-alegrenses vençam o Aimoré no jogo que resta.
A equipe santa-mariense que vem atuando é semelhante àquela que deixou a desejar na Série A2. Dos 11 titulares contra o Novo Horizonte, último duelo, seis foram bastante utilizados durante o primeiro campeonato da temporada.
Mas se o time é semelhante e essa competição é de menor importância, qual é a relevância da Copa FGF?
Dinheiro e visibilidade
O mais óbvio bônus de um eventual título é jogar a Copa do Brasil. Em 2023, só a participação na primeira fase já garantiria R$ 750 mil aos cofres alvirrubros. Se conseguisse avançar, entrariam mais R$ 900 mil. Ou seja, em um cenário de Divisão de Acesso, certamente seria um investimento diferencial para montar um excelente elenco. Além disso, a Copa do Brasil pode colocar à frente um gigante brasileiro, que atrai transmissão em rede nacional e expõe a marca do clube.
Vencer a Copa FGF também significa estar classificado para a Recopa Gaúcha 2024. Neste caso, o Inter-SM duelaria com o Grêmio, campeão do Gauchão, em uma partida também televisionada para todo o Brasil.
Autoestima
Jogar tantos anos no segundo escalão do estado é pesado para um clube de uma cidade tão relevante como Santa Maria. Levantar uma taça com a equipe principal seria uma ótima forma de fechar 2023 em alta e ser o impulso para um grande 2024. O torneio existe desde 2004 e o clube sequer chegou a uma final até então. O melhor resultado foi o terceiro lugar em 2020.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.