Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– Romildo Bolzan é tido como favorito (e é mesmo, dizem os analistas) para virar presidente estadual do PDT, em convenção que acontece no próximo sábado, 2 de setembro.
– Mas talvez fosse o caso de não menosprezar as chances do histórico militante e atual prefeito de São Sepé, João Luiz dos Santos Vargas.
– Ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembleia e do Tribunal de Contas do Estado, com amplo conhecimento da história do PDT, João Luiz tem feito roteiros importantes nos últimos meses.
– Só nas duas últimas semanas, além da própria capital, o veterano militante esteve em várias comunidades da fronteira oeste, inclusive São Borja, terra de Getúlio Vargas e berço do trabalhismo.
– Curiosidade claudemiriana: com quem votarão os pedetistas santa-marienses, agora sem Marcelo Bisogno e seus aliados, que foram ao União Brasil?
– Diz-se que nem todos vão fechar com o nome da região, preferindo o candidato do establishment pedetista, Romildo Bolzan. Pois então… A conferir.
– Que se diga: não faltaram animação e entusiasmo na convenção tucana, e que lotou o plenário do Palacete da Vale Machado, na manhã da sabatina.
– Afora a representação dos partidos aliados do governo, como Republicanos e PL, chamou a atenção a presença de lideranças de agremiações tidas como de oposição.
– Estiveram no evento, por exemplo, os presidentes do Podemos, Marcelino Severo, e do PP, Pablo Pacheco. Alem deles, talvez representando a si mesmo e nao opartido, cite-se o edil Adelar Vargas, do MDB.
– Quem ganhou citação especial do presidente empossado Guilherme Cortez, foram três ilustres figuras oriundas do PP e hoje no PSDB.
– O ex-vereador, e agora candidato pelos tucanos, Vanderlei Araújo, é um. Os outros dois têm grande ligação com o ex-prefeito José Haidar Farret.
– São eles a filha do médico, e ex-candidata a vereadora, Daniele Farret, e Flavio Van Caneghan, assessor de longa data do hoje militante do União Brasil.
– PP festeja a assunção de dois de seus principais militantes locais, alçados ao diretório estadual da sigla.
– Aliás, são o atual e o ex-presidente. No caso, Pablo Pacheco e Mauro Bakof, que estiveram na capital, na última semana, participando da convenção estadual da agremiação.
– Ambos, com certeza, fazem parte do grupo de apoio do novo presidente do Progressistas, no Rio Grande do Sul, deputado Covatti Filho.
Pessimo tem um cargo em perspectiva depois que Valdeci e Farret se elegerem. Cuidar do Distrito Empulhativo. A menos que os petistas criem um CC para encher os bolsos de algum(a) cumpanhero(a). Vide governo federal, Molusco com L., abstemio, honesto e famigerado dirigente petista, indicou Carlos Lupi e Amealha Franco, irma da falecida Marielle, para o Conselho de Administração de uma siderurgica. Salarios polpudos.
Tem gente que pediu para ser jaguara e entrou duas vezes na fila.
Bolzan tem 63 anos. Perdeu moral depois das trapalhadas que fez no Gremio. João Luiz Vargas, apesar do esforço da materia em ‘levantar a bola’, tem poucas chances, alem disto tem LXXI anos e aparenta uns XC.