DestaqueEducação

UFSM. Assembleia docente aprova aumento da pressão para alcançar uma recomposição salarial

Professores fazem parte de um movimento nacional do funcionalismo federal

Diretor da Seção Sindical, Leonardo Botega, lê documento elaborado pelas centrais sindicais (Foto Fritz R. Nunes/Sedufsm/Divulgação)

Por Bruna Homrich / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)

Por unanimidade, as e os docentes reunidos em assembleia convocada pela SEDUFSM na manhã nesta quarta-feira, 30 de agosto, no Audimax (CE/UFSM) aprovaram intensificar a mobilização por uma proposta digna de reajuste salarial, que atenda o índice de perdas salariais acumuladas (39,93%, conforme o Dieese), além da inflação de 2023. A pressão junto ao governo federal para que apresente uma proposta de índice e junto ao Congresso Nacional para que garanta a inserção do reajuste na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 estão dentre as tarefas apontadas para os próximos dias e semanas.

LEIA TAMBÉM: Bandeiraço une segmentos da UFSM em dia de Jornada de Lutas”, de
Fritz R. Nunes, da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes (Sedufsm) (AQUI: SEDUFSM – Bandeiraço une segmentos da UFSM em dia de Jornada de Lutas)

Durante o debate, foi lida a nota conjunta da Bancada Sindical acerca da reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) ocorrida na última terça, 29, na qual o Ministério da Gestão e Inovação informou ter sido feita uma reserva de R$ 1,5 bilhão no orçamento federal de 2024 para tratar de questões relativas às e aos servidores públicos federais. Contabilizando os gastos totais, tal reserva representaria uma recomposição inferior a 1%.

No posicionamento, as centrais sindicais (além do Fonasefe e do Fonacate) ressaltam que o índice é insuficiente, que está na hora de pressionar governo e parlamentares e, se preciso for, construir uma greve geral do funcionalismo público federal. A assembleia docente endossou o conteúdo da nota da Bancada Sindical, que pode ser lida na íntegra aqui (e também no final deste texto, NA ÍNTEGRA, no arquivo em PDF)

Na assembleia também foi lida a Circular nº 292/2023 encaminhada na terça, 29, pelo ANDES-SN, com informes sobre a MNNP e projeção de ações para os próximos dias

Leia, abaixo, os encaminhamentos aprovados na assembleia docente desta quarta-feira:

1 – Endossar a nota das centrais sindicais;

2 – Buscar o atendimento do índice das perdas salariais (39,93%) mais a inflação de 2023, rejeitando os auxílios que não incluem as e os aposentados;

3 – Buscar o atendimento das reivindicações não remuneratórias;

4 – Intensificar a mobilização, pressionando o Congresso Nacional pela inserção do reajuste na LOA 2024 e o governo pela apresentação de uma proposta;

5 – Defesa de abertura das mesas setoriais de negociação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, E CONFERIR TAMBÉM OUTRAS IMAGENS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo